top of page

Governo do Amapá lança campanha "Ligue o Modo Escola!" para reforçar regras sobre o uso de celulares nas escolas

Janete Carvalho


SEED

O intuito é aprimorar o foco e a concentração dos estudantes
O intuito é aprimorar o foco e a concentração dos estudantes

A campanha "Ligue o Modo Escola!" foi lançada nesta quarta-feira (12) pela Secretaria Estadual de Educação do Governo do Amapá para auxiliar profissionais da área na conscientização dos estudantes das escolas estaduais sobre a lei nacional que restringe o uso de aparelhos eletrônicos nas salas de aula. O objetivo é melhorar o foco e a concentração dos alunos, como explica Cleiberton Souza, coordenador de Educação Básica e Profissional da SEED.


“A campanha 'Ligue Modo Escola' faz referência ao acesso ao celular no modo avião. O momento em que o aluno adentra o espaço escolar, ele liga esse modo escola justamente para compreender que, dentro da escola, não é autorizado o uso do celular. É uma forma de implementarmos a legislação 12.385, que proíbe o uso do celular na escola. Vamos trabalhar primeiramente com o estudante, visto que ele é o público-alvo desse processo, para que ele compreenda o porquê de não poder usar o celular na escola. O estudante é um agente multiplicador, compartilhando essa compreensão com outros colegas”, explicou.

Cleiberton reforçou que as escolas já estavam se organizando de certa forma para regulamentar o uso do celular, e que a legislação nacional vem fortalecer ainda mais esse processo. O uso do aparelho será permitido apenas para fins pedagógicos.


“A campanha inicia hoje e, a partir de agora, já será posta em prática. As escolas já estavam se organizando dessa forma, mas agora sistematizamos, organizamos e implementamos, a nível de governo, esse processo de sensibilização e regulamentação do uso do celular. Existe a proibição, claro, mas também há a possibilidade de uso pedagógico, garantindo o direito à cultura digital de cada estudante. Ao chegar na escola, ele desliga o celular e compreende que não pode usá-lo. Ele mesmo é responsável por guardar o aparelho e, claro, sempre que possível, se o professor autorizar e for para uso pedagógico, o celular poderá ser utilizado. Caso contrário, ele deve ficar guardado. Ao final da aula, o aluno poderá ligar o celular e fazer uso da ferramenta".

Para a estudante do segundo ano do Ensino Médio, Rita de Cássia, a proibição é importante porque ajuda na concentração dos alunos.


“É muito importante, porque na sala de aula, muitos alunos não faziam as atividades, não estudavam direito por conta do uso do telefone. Agora, com essa nova lei, vamos dizer que melhorou um pouquinho, porque antes alguns alunos não obedeciam, pois sentiam falta e ficavam com aquela vontade de mexer o tempo todo. Alguns ainda levam para a escola e isso acaba prejudicando um pouco. Eu acredito que, com o tempo e com mais reuniões como essa, alguns alunos passarão a entender melhor e não levarão mais o celular para a escola".

Após este primeiro encontro, a Secretaria Estadual de Educação (SEED) vai compartilhar materiais explicativos, como folders, cartazes e vídeos, que serão lançados na página do governo a partir desta semana, abordando a proibição do uso de aparelhos celulares nas escolas estaduais.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page