top of page

Governo do Amapá Lança Agência de Notícias e Rede de Combate à Desinformação no Amapá




Anita Flexa

AGENCIA NOTICIAS GOV - ANITA FLEXA

Agência é a primeira no Brasil a utilizar e criar o Manifesto da Rede de Enfrentamento à Desinformação e a difamação.



O Governo do Amapá lançou a Agência de Notícias do Governo e a Rede de Enfrentamento à Desinformação. O evento, realizado no Mont Blanc Eventos, teve como objetivo de apresentar a nova plataforma especializada em transmissão de informação concreta, responsável e com credibilidade ao público em geral. Durante o evento, houve a leitura e assinatura do Manifesto da Rede de Enfrentamento à Desinformação e a difamação do Amapá por autoridades presentes do poder legislativo, executivo e judiciário do Amapá.



Segundo o governador Clécio Luís, a plataforma traz modernidade e simplicidade em seu formato para que todos possam ter acesso direto e imediato a todos os segmentos.


“O momento muito importante em termos de prestação de serviços do governo de uma unidade da federação. a gente pensa em serviços públicos, a gente pensa só na saúde, pensa na educação, pensa no trânsito, mas não pensa na comunicação com um serviço que democratiza o acesso a outros serviços. Então nós estamos hoje lançando uma agência de notícias para que o cidadão, a cidadã possam, quando queiram, ter acesso a notícias, a informações, informações sobre serviços inclusive. Quem não quer a divulgacao, quem não quer ver a propaganda, que é comum também a publicidade, os governos fazem publicidade, fazem propaganda, mas que a informação cura, vai até esse portal”, afirmou Clécio Luís.

A nova plataforma, concebida com um conceito moderno, oferece 60 editorias que cobrem os principais temas de trabalho do governo. Além disso, possui áreas exclusivas para vídeos, fotos e um menu de notícias organizadas por municípios. Este design foi pensado para otimizar o tempo dos cidadãos, permitindo que encontrem facilmente as informações de que precisam, como conta a secretária de estado da Comunicação, Ilziane Launé.


“Ela é feita para a imprensa, mas também para o cidadão. Como você vai conseguir acessar agora de forma fácil, você acessa no celular, numa versão mobile que funciona bastante, a gente dividiu essa nossa editoria da agência em 60 editorias, que fala de saúde, segurança, cultura, desenvolvimento econômico, meio ambiente, então esse é um marco para a comunicação pública do estado, quando a gente transforma o portal do governo numa agência de notícias”, afirma Ilziane Launé.

Paralelamente, o Governo do Amapá lançou a Rede de Enfrentamento à Desinformação, uma iniciativa destinada a ajudar a população a identificar e combater notícias falsas antes de compartilhar conteúdo duvidoso. E pada Igor Marques, secretário de comunicação do Rio de Janeiro e presidente do conselho nacional de secretários de comunicação, essa rede fortalece o compromisso com a ética e a credibilidade na comunicação pública.


“Então, o que vocês estão fazendo hoje aqui de uma maneira pioneira? O Brasil ainda não tem uma estrutura de desinformação organizada como essa, sem dúvida alguma, vai ser fundamental para o combate da fake news dentro da realidade do estado do Amapá, mas também ensinar os outros estados para que possam organizar uma frente de combate como essa”, finaliza Igor Marques.

O evento também aconteceu na segunda-feira (22) e contou com a participação especial do jornalista Phelipe Siani, que palestrou sobre "Narrativas reais: uma arma contra desinformação". Sua palestra destacou a importância de um jornalismo plural e ético na construção de uma sociedade bem informada e resiliente contra a desinformação.


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page