Marcelo Guido

O objetivo é incluir enfermeiros capacitados para a triagem das chamadas de emergência no Ciodes
Em uma ação inédita, o Governo do Amapá implantou, na sexta-feira, 4, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Centro Integrado de Operações e Defesa Social (Ciodes). A iniciativa busca qualificar a comunicação e a coordenação das ambulâncias de atendimento pré-hospitalar no estado.
A ação é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), com o objetivo de incluir enfermeiros capacitados para a triagem das chamadas de emergência no Ciodes, reduzindo o tempo de resposta às urgências médicas.
José Neto, secretário de Justiça e Segurança Pública do Amapá, destacou a importância dessa nova parceria instituída pelo governo do estado.
"A importância é prestarmos um serviço de maior qualidade com esta integração. Teremos condições de fazer uma triagem e o próprio Samu vai indicar qual é a real demanda daquela situação. Vamos dar mais celeridade e aumentar a qualidade do serviço ofertado. Esta é a real importância desta ação", afirmou.
O gestor também comentou que o Ciodes está preparado para receber essa nova função, destacando que o trabalho para essa integração já havia começado há bastante tempo.
"Com certeza, o Ciodes está preparado. Nós já vínhamos trabalhando nisso há algum tempo. Na prática, essa integração já estava ocorrendo. Já havíamos integrado o Ciodes ao nosso sistema de rádio. Inclusive, distribuímos alguns rádios, HTs, para o Ciodes. Agora, com a presença física do despachante do Samu, essa integração será ainda maior e mais eficiente. Estamos preparados e, com certeza, prestaremos um serviço mais eficiente e de maior qualidade para a população do estado", finalizou.
A solenidade de assinatura ocorreu na manhã desta sexta-feira, 4, e contou com a presença de autoridades da saúde e da segurança pública, além de funcionários do Samu. Os atendimentos podem ser solicitados pelos números 190 e 192.
コメント