top of page

Governo do Amapá inicia ‘Operação Shamar” de combate a violência contra à mulher

Janete Carvalho


OPERÇÃO CHAMAR 01-08-2024

Governo do Amapá inicia ‘Operação Shamar” de combate a violência contra a mulher


Teve inicio nesta quinta-feira, 1º de agosto, no estado a "Operação Shamar", a ação é coordenada pelo Ministério da Justiça e se estende durante o mês de agosto em todo o Brasil. No Amapá, os trabalhos são coordenados pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM). Seu objetivo é realizar ações preventivas, educativas, e repressivas de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e ao feminicídio, como reforça a delegada Ellen Viegas, coordenadora da ação no Amapá.


“Esse ano a Operação Chamar vai focar nas ações realmente preventivas e repressivas das Forças de Segurança Pública, Polícia Civil e Polícia Militar, durante o período operacional nós iremos integrar com outros órgãos também, tanto da Rede de Proteção, CRAM, camuf dos municípios e com o Tribunal de Justiça também, que alinhou com as ações dele do agosto lilás. Então todas essas ações, esses órgãos, estarão integrados realizando ações durante esse período”

A delegada destacou que várias tentativas de feminicídio foram registradas este ano no estado mas nenhum número na capital de Macapá,


“Nós tivemos casos de feminicídio nos interiores, tivemos um caso em Santana, um feminicídio de uma adolescente, e em Mazagão também, a gente vem acompanhando desses números para orientar as nossas ações das forças de segurança pública no combate à violência doméstica familiar contra a mulher e também ao feminicídio”.

A Tenente da polícia Militar do Amapá Waldelice Nogueira e coordenadora da patrulha Maria da Penha disse que a fiscalização das medidas protetivas, blitz educativas tanto na cidade quanto nos municípios serão intensificadas neste período da ação.


“A parte educativa que é a base da mudança desse comportamento que a gente vê com o resultado de violência doméstica e familiar, inclusive hoje temos duas equipes na operação chamar que estão deslocando para intensificar a atividade em Pracuúba e Tartarugalzinho, temos 12 municípios que irão equipes que irão daqui da capital para fortalecer esse trabalho e nos outros municípios terão ações, o atendimento das outras unidades, mas nessa região metropolitana, Macapá, Santana e Mazagão, nós iremos fazer um trabalho mais intensificado”

O nome "Shamar" é uma palavra em hebraico que significa cuidar, guardar, proteger, zelar. c

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page