Janete Carvalho
Equipamento segue para a aldeia Kumarumã, nesta sexta-feira (27)
Após ouvir as demandas dos caciques das comunidades indígenas de Oiapoque — das aldeias Kumarumã, Santa Isabel, Kumenê e Kariá —, o governador Clécio Luís atendeu a principal delas: o fornecimento de energia, com o envio de um grupo gerador de 550 kVA à aldeia Kumarumã. O equipamento já está no município de Oiapoque e segue, nesta sexta-feira (27), de balsa para a aldeia Kumarumã.
“Atenção, meus amigos e amigas do Kumarumã, Cacique Edmilson, Cacique Cristiano do Kumarumã. Estamos honrando esse compromisso. É o primeiro gerador das tratativas que fizemos. Um grande abraço! O equipamento já está no Oiapoque e, em seguida, irá de balsa para a aldeia, onde será instalado. Que esse problema fique no passado”, disse o governador.
Elcio Forte Galibir, secretário-adjunto da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas do Amapá, destacou que o empenho do governo beneficiará mais de 4 mil indígenas.
“A Aldeia Kumarumã é uma das maiores da região de Oiapoque, talvez até do Amapá ou do Brasil, com mais de 4 mil indígenas concentrados em uma só comunidade. O governo do Estado atendeu ao pedido dos povos indígenas da aldeia Kumarumã, entregando um grupo gerador de 550 kVA para suprir as necessidades da comunidade galibimaruorno.”
Com essa nova fonte de energia, os moradores da maior aldeia do estado terão eletricidade de forma permanente. Além do envio do gerador, o Governo do Amapá continua com articulações para garantir o bem-estar dos povos originários que enfrentam o mesmo problema. Entre as ações estão o envio de uma bomba injetora para a aldeia Santa Isabel e, de forma emergencial, a reposição de um grupo gerador para a aldeia Kariá, além da manutenção da rede elétrica da comunidade indígena de Kumenê.
Comments