Anita Flexa
Novo espaço humanizado promove bem-estar e atividades ao ar livre para pacientes com transtornos mentais severos
O Governo do Amapá entregou a primeira etapa da reforma e ampliação do Centro de Atenção Psicossocial Gentileza (Caps), em Macapá. A unidade agora conta com uma nova área de convivência que inclui piscina, refeitório, salas administrativas e auditório, proporcionando um ambiente mais acolhedor e humanizado para os pacientes. Essa infraestrutura é voltada ao fortalecimento do processo terapêutico, integrando práticas de escuta ativa e atividades coletivas. A entrega foi feita na segunda-feira (11).
A coordenadora do Caps Gentileza, Zenia Gomes, destacou o diferencial do novo espaço, projetado para oferecer atividades ao ar livre e reduzir a sensação de confinamento.
“Então, foi-se pensado nessa primeira etapa, o Caps vai estar passando por uma reforma e ontem foi a inauguração da primeira etapa dessa reforma, que foi inaugurado esse espaço de convivência, onde tem essa piscina, as mesas para que os pacientes possam fazer as suas atividades em ar livre, que é uma proposta do Caps, são atividades lúdicas, são atividades em áreas livres, não aquela porta fechada, não aquele ambiente muito fechado. Então, o Caps tem essa proposta de atendimentos mais lúdicos, mais coletivos e mais livres. E a gente não tinha, então ele está sendo adaptado dentro dessa realidade, dentro desses critérios. Para esse ambiente mais humanizado e acolhedor,” afirmou Zenia.
O Caps Gentileza é referência em Macapá no tratamento de transtornos mentais severos e persistentes para pacientes a partir de 18 anos, contando com mais de 8 mil usuários cadastrados. Marlene da Silva, paciente desde 2017, expressou sua gratidão com as melhorias.
“E eu estou muito feliz, porque aqui dentro do Caps eu costumo dizer que a gente encontra uma felicidade, porque aqui eu sou muito acolhida, aqui eu sou muito abraçada. Aquilo que a nossa família não pude dar pra gente lá. Atrás, aqui o Caps nos abraça, nós temos uma equipe incrível e eu costumo dizer assim que de junho pra cá o Caps mudou muito mais ainda. O Caps melhorou com essa nova demanda, de junho pra cá com a nova gestora, ouviu quanto o Caps mudou. Isso é um começo de tudo que ainda vem acontecer. A gente fala que o Caps não mudou só fisicamente, o serviço mudou, mudou muita coisa aqui dentro e eu tô muito feliz, muito mesmo”, afirma Marlene.
O novo espaço é fruto da emenda parlamentar de R$ 5 milhões da deputada federal professora Gorete, que afirma o esforço para continuar melhorando os espaços de atendimento mental e psicossocial.
“Nós seguimos avançando na política de atenção à saúde mental das pessoas no estado do Amapá. Nós colabamos R$ 18 milhões para cuidar da saúde mental de 120 mil estudantes e mais ou menos 20 mil servidores da educação. E também colocamos recursos para capacitar os servidores que atuam nos Caps, caps gentileza, Caps AD , os outros CAPES. Porque os servidores dessa casa muitas vezes tiram do próprio bolso para se atualizar, para fazer uma formação, que estão na sala canto chinês, para fazer uma grande parte para cuidar de quem cuida. Porque essa turpa que trabalha especialmente nesse espaço trabalha com afina, com dedicação e precisa ter atualizado seus conhecimentos. E precisa ser respeitada por todos nós”, explicou.
Com o novo espaço, o Governo do Amapá reforça seu compromisso com a saúde mental, investindo em ambientes que promovem a integração social e o acolhimento de forma digna e inclusiva. A reforma do Caps Gentileza continua, com a expectativa de novas etapas que ampliem ainda mais o alcance e a qualidade dos serviços oferecidos à população.
Opmerkingen