Anita Flexa
O programa, que visa preparar jovens de 17 a 29 anos para o mercado de trabalho.
O Governo do Amapá e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP) comemoraram a formatura de 250 participantes do programa “Jovem Descolado” em Macapá. O programa, que visa preparar jovens de 17 a 29 anos para o empreendedorismo e o mercado de trabalho, representa um importante passo na inclusão social e no desenvolvimento profissional dos participantes. A cerimônia aconteceu na noite desta segunda-feira, na zona sul de Macapá.
De acordo com o governador Clécio Luís, esse é um momento muito aguardado e de celebração para os jovens que se dedicaram aos cursos ofertados pelo programa.
“Os jovens descolados quando saem da capacitação, 40% deles saem já com emprego garantido. Mas quem não quiser ser empregado, sai também preparado para empreender. E a gente está preparando na outra ponta uma linha de financiamento montar o seu negócio, para que ele possa caminhar com as próprias pernas e empreender. Então é um momento muito importante. Esse programa foi criado pelo Sebrae, foi aprimorado pelo Sebrae, hoje ele foi exportado para o resto do Brasil, o governo apoia através da Secretaria de Ciência Social e da Secretaria de Juventude, então nós juntamos as pontas para formar a nossa juventude e isso é muito importante porque assim a gente gera futuro”, afirma o governador Clécio Luís.
Para Maria Gabriela Dias, que está se formando, esse é um momento de celebrar todas as conquistas alcançadas com o programa ofertado pelo governo em parceria com Sebrae Amapá.
“O Jovem Descolado me trouxe muitas experiências boas e de autoconhecimento e para o mercado de trabalho também. O Jovem Descolado, muito se fala que é lições para o mercado de trabalho, mas eu acho que vai além disso, vai além de lições para a vida. Hoje nós aprendemos sobre a autoconfiança, sobre a questão da oratória e muitas outras coisas. Então foi uma experiência incrível para mim participar desse projeto”, afirma Gabriela.
Coordenado em colaboração com a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv), Priscila Magno, a edição 2024 do programa qualificou 450 jovens em situação de vulnerabilidade nos municípios de Macapá, Santana e Pedra Branca do Amapari.
“Essas histórias são um testemunho da importância de persistir e aproveitar as oportunidades. O Jovem Descolado é, sem dúvidas, o catalisador para mudança, que oferece aos nossos jovens a chance de explorar todo o seu potencial e construir um futuro brilhante. Com o governo do Amapá, o nosso trabalho junto com o nosso governador Pléssico é criar e apoiar iniciativas que proporcionem oportunidades, garantindo que todos tenham a chance de ser aponidos e, acima de tudo, impulsionados. Enquanto gestão, nós acreditamos que o empregadorismo vai colaborar para a transformação deste Estado e é claro que não podemos excluir esse processo de virada de chave que tem sido muito bem construído pelo nosso governador Clécio”, afirma Priscila Magno.
Com uma carga horária de 120 horas, os jovens passaram por um currículo abrangente, que incluiu trilhas profissionais focadas em modelos de negócios, competências socioemocionais e comportamentos empreendedores, além de liderança e comunicação.
“Esse é um programa, genuinamente, é uma aposta, foi gestado e foi realizado aqui pelo Sebrae. E é um programa tão bom que o Sebrae Nacional, tem Sebrae em todo o Brasil, o Sebrae Nacional apostou e hoje faz parte dos programas de educação do Sebrae Nacional. Então, parabéns para todos aqueles que já sabem que estão conduzindo esse projeto. Não é pouca coisa, desde 2017, estamos já em 2024, uma experiência vitoriosa, mais de 3000 jovens treinados”, finaliza Jurandil.
O sucesso do programa reflete um compromisso com a capacitação e o empoderamento da juventude, preparando-os para enfrentar os desafios do mercado de trabalho com confiança e habilidades aprimoradas.
Comments