Governo do Amapá debate políticas educacionais com lideranças indígenas em Oiapoque
- Jolinda Ferreira
- 25 de mar.
- 1 min de leitura
Edy Wilson

Nos dias 24 e 25 de março, o Governo do Amapá reuniu gestores, coordenadores pedagógicos e lideranças indígenas de Oiapoque para discutir políticas educacionais. O encontro ocorreu na Aldeia Manga e contou com a presença de representantes de 22 escolas das Terras Indígenas Uaçá, Juminã e Galiby.
Durante a reunião, foram abordados temas como educação especial, calendário escolar, censo educacional, concursos públicos para professores indígenas e a saúde do educando. A Secretaria de Estado da Educação (Seed) também iniciou uma oficina, que segue até o dia 27 de março, para auxiliar as escolas na construção do Projeto Político Pedagógico Indígena, com apoio da Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
De acordo com a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, a iniciativa permitiu uma aproximação direta com os profissionais que atuam nas escolas indígenas, possibilitando um conhecimento mais aprofundado das realidades locais. Ela ressaltou a importância de levar os debates até as comunidades, garantindo um diálogo mais efetivo sobre as demandas educacionais.
O cacique da Aldeia Manga, Wagner Karipuna, destacou que a visita dos técnicos da Seed na comunidade trouxe resultados imediatos. Segundo ele, a presença da equipe no território fortaleceu o diálogo e demonstrou um compromisso maior com a educação indígena.
A imersão da Seed segue para Tartarugalzinho, onde os debates sobre políticas educacionais continuam.
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