Marcelo Guido

Nos dias 9 e 10 de outubro, profissionais da Atenção Básica participaram de uma capacitação promovida pelo Governo do Amapá sobre manejo clínico da tuberculose em crianças e adolescentes. O treinamento foi coordenado pela Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS), com o apoio do Ministério da Saúde (MS).
Os participantes puderam assistir a palestras, participar de mesas-redondas e debates, obtendo uma visão abrangente e atualizada sobre o tema.
A iniciativa teve como objetivo proporcionar aos médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde que atuam na assistência direta a crianças e adolescentes o aprimoramento de conhecimentos e habilidades no manejo da doença.
A tuberculose é uma doença infecciosa de transmissão aérea, causada por um bacilo. Em crianças, a doença pode se apresentar de forma mais grave, com riscos significativos, uma vez que o sistema imunológico infantil é mais vulnerável. Os principais sintomas em crianças incluem tosse persistente, febre, perda de peso, suores noturnos e fadiga.
Nos últimos 10 anos (2014-2023), o Amapá registrou 194 novos casos de tuberculose em crianças e adolescentes, com uma média de 19 casos anuais.
Até setembro de 2024, foram registrados 18 casos, sendo Macapá o município com mais registros (13).
Comentarios