top of page

Governador Clécio Luis entrega Centro de Artes Visuais Cândido Portinari, nesta terça-feira (20)


Anita Flexa

Cândido Portinari

O governador Clécio Luís realizou uma visita técnica ao novo Centro de Educação Profissional de Artes Visuais Cândido Portinari, em Macapá, para acompanhar os últimos ajustes antes da inauguração oficial, marcada para esta terça-feira (20).

O Sidney Peixinho é filho de R.Peixe e fala sobre como a reforma da escola representa não só uma homenagem para a família do artista, mas um ato de sensibilidade com toda a cultura amapaense.




“A sensibilidade do governador em resgatar essa escola. Esse tempo todo parado de reconhecer é importante. E a família fica elogiada porque a gente tem ele como nosso ídolo, como a nossa referência. E a cidade de Macapá, o estado de Macapá, tem esse legado dele. Ele que levou essa cidade, esse estado para tantos cantos do país e para o mundo, levando a sua fortaleza, levando seu mar abaixo, que ele mais pintava na cidade. E foi reconhecido”, afirma Sidney.


O prédio passou por uma extensa reforma e ampliação nos últimos 18 meses, consolidando um compromisso da atual gestão com a melhoria da infraestrutura educacional no estado. A secretaria de estado da educação, Sandra Casimiro, afirma que durante os dias antecedentes a entrega da obra uma série de eventos foram realizados e vai continuar até o fim do ano.



“Em especial na terça-feira, nós vamos fazer esse grande ato cultural pela manhã, mas à tarde a gente já começa também com a programação cultural aqui, com artistas, com dança, com música, todas essas expressões artísticas estarão aqui e teremos também uma palestra, uma roda de conversa com um artista que saiu daqui, que foi descoberto pelo RP, que é o Ralph Braga, que está vindo, estará aqui junto com os alunos e com a comunidade. Então a gente faz esse convite aí para que todos estejam aqui na terça-feira para prestigiar essa grande entrega do governo do Estado. Terça-feira, dia 20, durante toda a manhã, essa entrega, essa devolução. Que vai ser um grande ato pela cultura, pela arte e pela aparência”, ressalta Sandra Casimiro.


A obra, que foi intensificada desde janeiro de 2023, incluiu a substituição de estruturas comprometidas, modernização dos sistemas de abastecimento de água e esgoto, melhorias na acessibilidade, além de intervenções arquitetônicas que preservam a história da instituição. As melhorias envolvem nova pintura, instalação de iluminação em LED e renovação de todos os sistemas elétricos e hidráulicos, visando proporcionar um ambiente moderno e funcional para alunos e professores.


Durante a visita, Clécio Luís destacou a importância do projeto para a educação e a cultura no Amapá, que, além de beneficiar a comunidade escolar, revitaliza um espaço de formação artística que existe há mais de 50 anos. A reforma gerou mais de 50 empregos diretos, abrangendo profissionais como pedreiros, eletricistas e pintores, movimentando a economia local.

“Isso aqui é uma obra mesmo na sepcê da palavra, uma obra que tem forma e que tem conteúdo. Essa escola foi idealizada pelo R. Peixe, que é a nossa maior referência nas artes clássicas do Amapá, um gênio, um visionário, que fundou essa escola em 1963, muito embora ela só fosse construída mais de 20 anos depois. E ela passou um período agora em obras e nós estamos devolvendo essa obra de arte também, não só aos artistas plásticos, alunos, professores, mas ao Amapá”, afirma o governador Clécio Luís.

A visita técnica foi realiza na sexta-feira, 16, e o Centro Cândido Portinari oferece cursos técnicos de nível médio em Artes Visuais, Fotografia, Artesanato e, em breve, Design Gráfico. O investimento na reforma, que soma mais de R$ 5,1 milhões, foi custeado com recursos do Tesouro Estadual, e a expectativa é que o centro se consolide como um polo de educação profissional e artística no estado.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page