Janete Carvalho
O prédio é referência artísitca e histórica do Amapá
O Centro de Educação Profissional em Artes Visuais Cândido Portinari reabriu suas portas à população. Inaugurado em 1973, ao longo dos anos passou por algumas reformas, a última teve início em 2014 e, após 10 anos, o grande dia da sua retomada foi realizada nesta terça-feira (20) pelo governador do Amapá, Clécio Luís, que expressou a satisfação de entregar oficialmente o prédio que é referência artística e histórica do povo amapaense.
“Há 10 anos foi paralisada para uma reforma , então é uma espera muito grande, os alunos professores que fazem parte da história da cândido Portinari denominaram este momento de, “de volta pra casa”, e estamos aqui para devolver a escola de artes Cândido Portinari para a população amapaense, e muito especialmente para professores, alunos para a comunidade escolar, mas também para quem viveu esta escola formou todas as gerações de artistas plásticos do Amapá, desde a década de 70 até agora, hoje é um momento especial, não pode ser só uma entrega tem que ser um marco, um manifesto a arte e a cultura amapaense”, declarou.
O evento contou com a presença de alunos, professores, comunidade e artistas amapaenses
O prédio foi todo mobiliado e recebeu salas inéditas, como educação especializada e de computadores, paisagismo, novo sistema hidrossanitário. A escola está completa, esse é um dia especial para a educação, ressaltou Sandra Casimiro, secretária Estadual da Educação.
“É um grande dia para a educação, para a arte do estado de Amapá, que eu considero assim para além da educação, porque a entrega desse espaço não é só um espaço educacional, é um espaço de história, é um espaço de vidas e o que nós descobrimos aqui é para além da educação, é para a memória do nosso estado, e a partir de amanhã, algumas turmas já vão iniciar aqui e até segunda-feira nós estaremos com 100% de funcionamento do prédio, já aqui no novo endereço”, explicou.
Após a entrega oficial do centro a direção preparou uma mostra especial com trabalhos de alunos e professores na galeria denominada, “R Peixe”, artista plástico e idealizador do centro de artes, Beto Peixe, filho do artista não escondeu a emoção da homenagem.
“A gente poder ver de novo o Cândido Portinari voltar o espaço onde o papai idealizou e fundou, é uma emoção muito grande, isso foi demonstrado na fala de alguns colegas, de artistas aqui, porque a emoção toma conta da gente, era isso que o papai pensava, imaginou, fazer com que essa casa voltasse para os artistas e dar prosseguimento ao que ele deixou”, celebrou.
O evento contou com a presença de alunos, professores, comunidade e artistas amapaenses entre eles Ralfe Braga artista plástico, um dos primeiros alunos da Candido Portinari.
Atualmente a Cândido Portinari oferece 11 cursos técnicos e de qualificação profissional, atendendo mais de 240 estudantes, nos turnos da manhã, tarde e noite
De acordo com a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf), o investimento na obra chega ao total de R$ 5.131.767,08 milhões, e durante 1 ano e 7 meses de gestão essa é a 12ª obra da educação inaugurada pelo Governo do Amapá neste período.
Comments