Governador Clécio Luís assina novos protocolos de interesse e lança programas federais para a agricultura familiar e assistência social
- svioalmd4
- 30 de abr.
- 3 min de leitura
Janete Carvalho

Para fortalecer a agricultura familiar e a inclusão social, o governador do Amapá, Clécio Luís, assinou com o governo federal, nesta quarta-feira (30), protocolos de interesse e lançou programas especiais para esses dois setores do estado.
Entre as iniciativas está o programa “Acredita no Primeiro Passo” , que apoia pessoas inscritas no Cadastro Único por meio do incentivo ao empreendedorismo; os programas de Aquisição de Alimentos, PAA Leite e PAA Indígena; e o programa Cisternas, que amplia o acesso à água em comunidades rurais.
O governador Clécio ressaltou que, além de combater a pobreza por meio de programas sociais, o Amapá tem gerado oportunidades tanto para o grande quanto para o pequeno empreendedor.
"Nós somos o estado que mais combateu a pobreza, que mais combateu a fome, mais gerou emprego de carteira assinada, que mais chamou concursos públicos, a transposição é outro feito importante, agora com dois anos e quatro meses mais de cinco mil amapaenses tiveram o direito de terem um salário federal. Nós estamos pensando em todo o mundo, do empresário que veio de fora investir aqui, mas sem esquecer dos pequenos que é isso que o ministro Welington Dias e o ministro Waldez vão anunciar aqui, é microcrédito, fomento para a agricultura familiar, aumento no nosso PAA, é uma série de anúncios importantes e daqui a alguns meses a gente vai estar aqui fazendo um balanço positivo, isso é trabalho e união pelo que está acontecendo”.
A cerimônia contou com a presença do ministro Welington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Ele falou dos investimentos feitos para cada programa, com o objetivo de garantir condições de desenvolvimento econômico para cada município, região e estado.
“Quando eu chego aqui é para fazer mais uma etapa, primeiro o programa de cisternas, estamos liberando mais ou menos 12 milhões de reais para alcançar quem precisa, também o programa de aquisição de alimentos, estamos trabalhando para garantir que o pequeno produtor que a gente apoia possa vender diretamente seus produtos sem intermediário, e com isso ele capitaliza, e o agente está liberando outra etapa, já estamos totalizando 27 milhões dessa área do PAA, e ainda o programa 'Acredita', o programa que já investiu mais de 20 milhões aqui no Amapá são 344 operações com fundo garantidor federal, taxas de juros baixas, assistência técnica e a gente tem três níveis para dar as mãos e fazer as pessoas subirem”.
Na ocasião, técnicos do Ministério do Desenvolvimento Rural orientaram e analisaram propostas de crédito para pequenos projetos da agricultura familiar. Quem não perdeu a oportunidade foi Ronison Costa, que fez a atualização do Cadastro Nacional Familiar (CAF) para investir no manejo de açaizal onde mora, na região do Rio Bacaba.
“Com a CAF atualizada a gente já pode ter outra iniciativa como o microcrédio, que abriu também no valor de 12 mil, é uma iniciativa para todos os agricultores da nossa comunidade, inclusive da comunidade do Bacaba, a gente está com mais de 15 agricultores aqui dentro do Sebrae fazendo a atualização para participar desse microcrédito”.
O evento foi realizado no auditório do Sebrae Macapá e contou ainda com a participação do ministro da Integração e do Desenvolvimento, Waldez Góes, além de produtores rurais, indígenas, quilombolas e beneficiários do programa Amapá Jovem.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários