Janete Carvalho
O governador Clécio Luís entregou a licença de instalação para a Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Vila Nova, em Porto Grande. Com essa ação, cerca de 400 famílias serão beneficiadas com emprego e renda.
O documento que legaliza a mineração na região estava suspenso há três anos. O governador Clécio ressaltou que, a partir de agora, as atividades da cooperativa representarão mais produção mineral e, acima de tudo, dignidade para as famílias.
“Com esse licenciamento, o trabalho e a dignidade do povo aqui no Vale do Rio Vila Nova são retomados. Estou satisfeito em vir aqui pessoalmente como governador, acompanhado da cooperativa e da Sema, para poder expedir esse licenciamento, que traz a atividade mineral no Vila Nova para a legalidade. Ou seja, eles vão trabalhar de forma tranquila, dentro dos melhores padrões ambientais que temos hoje e em conformidade com a lei”, frisou.
A licença foi emitida após o cumprimento de várias exigências das leis ambientais e análise da equipe de técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Esta é a penúltima etapa para a retomada das operações, que inclui a construção de bacias de contenção de rejeitos, e está alinhada com as propostas estabelecidas no Plano de Governo do Estado do Amapá para fortalecer o desenvolvimento do setor mineral, com incentivo às cooperativas e à mineração industrial. A ação aconteceu na última terça-feira (24).
Commentaires