top of page

Governador Clécio entrega novo hospital à população do município de Tartarugalzinho

Marcelo Guido


HOSPITAL

A saúde no Amapá é prioridade absoluta da atual gestão do Governo do Amapá


Com equipamentos modernos e ampliação do espaço, o governador do Amapá, Clécio Luís, entregou nesta terça-feira (17) o novo Hospital de Pequeno Porte Maria Odete Vilhena Parize à população do município de Tartarugalzinho. Com 12 novos leitos pediátricos e adultos, o hospital conta com enfermarias, salas de estabilização, observação, pré e pós-parto, classificação de risco e acolhimento, além de consultórios médicos, espaços de expurgo, sutura e curativo. Também dispõe de locais de repouso, almoxarifado, copa e banheiros.


Em seu discurso, o governador Clécio Luís destacou que a saúde no Amapá será sempre uma prioridade absoluta, imediata e inegociável durante seu governo.


"Reformamos o HE, um prédio muito antigo, e estamos construindo um novo, com 220 leitos. Será o hospital mais moderno do norte do Brasil. Em Santana, entregamos duas etapas do hospital, estamos construindo uma nova maternidade, e há muito equipamento novo e investimentos significativos", explicou.

Matheus Santos, médico que atua no hospital, acredita que o maior beneficiado com a reestruturação do espaço foi, sem dúvida, a população.


"Uma grande melhoria no acesso à saúde, que de fato representa um grande ganho social. Para nós, médicos, e para toda a equipe, representa um grande avanço na qualidade, com equipamentos novos, permitindo oferecer um serviço muito melhor para a população", afirmou o profissional.

Com um investimento de mais de R$ 2 milhões, provenientes de recursos federais articulados pela ex-deputada federal Marcivânia Flexa e com contrapartida do Tesouro Estadual, a unidade atenderá casos de média complexidade, assistência ao parto e clínica médica, funcionando 24 horas.


Além dos serviços de enfermagem, psicologia, nutrição, fisioterapia e serviço social, o hospital dispõe também de um laboratório de Análises Clínicas e Patológicas, berços aquecidos, farmácia e serviço de raio-x.


Em agosto de 2024, o Governo do Estado entregou o novo Hospital Regional de Porto Grande, que, somado à unidade de Pequeno Porte de Tartarugalzinho, atenderá a demanda reprimida na Região dos Lagos.


O Hospital de Tartarugalzinho já teve sua estreia. O pequeno Kevin dos Santos, um bebê de 3,1 quilos, nasceu na noite de terça-feira, marcando o novo tempo da saúde pública no Estado.


A entrega faz parte do Plano de Governo, que estabelece a saúde como prioridade da gestão e descentraliza os serviços hospitalares nos municípios do Amapá.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page