Férias pressionam o bolso dos brasileiros e exigem mais planejamento financeiro
- perolapedrosa7
- há 1 hora
- 2 min de leitura
Jamile Moreira

O período de férias, marcado por descanso e lazer, gera impacto direto no orçamento das famílias brasileiras. Um levantamento realizado pelo Serasa, em parceria com o Instituto Opinion Box, aponta que 77% dos brasileiros percebem aumento nos gastos durante as férias, quando há mais viagens e atividades sociais.
Esse cenário aponta um aumento do endividamento já que mais da metade da população afirma que já contraiu dívidas nesse período. Para este ano, a preocupação é ainda maior. 42% dos participantes da pesquisa acreditam que vão gastar mais do que no ano passado, principalmente por causa do aumento no custo da energia elétrica e de mudanças na situação financeira pessoal.
Segundo a especialista em educação financeira Soraia Domingos, o período exige atenção redobrada.
“Esse impacto financeiro já se reflete no endividamento, mais da metade da população afirma já ter se endividado nesse período. Apesar desse cenário, a pesquisa também aponta um comportamento positivo de 62% dos brasileiros dizem se planejar financeiramente para lidar com essas despesas extras das férias”, destaca Soraia.

O Pix e as transferências bancárias lideram como meios de pagamento, mas o uso do cartão de crédito parcelado também cresce, o que, segundo a especialista, “exige cuidado para evitar comprometer a renda dos meses seguintes”.
A especialista reforça que organização é a chave para atravessar o período sem sustos financeiros.
“Mapear os gastos típicos das férias, ajustar o orçamento e evitar parcelamentos que não cabem no bolso ajudam a prevenir problemas financeiros nos meses seguintes”, conclui.
A pesquisa foi realizada entre 17 e 30 de dezembro de 2025, com 1.083 entrevistas online em todo o Brasil. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários