Fotógrafos amapaenses são homenageados no Dia Estadual da categoria
- svioalmd4
- há 5 horas
- 2 min de leitura
Janete Carvalho

O Dia Estadual do Fotógrafo no Amapá, celebrado em 8 de janeiro, reuniu nesta quinta-feira, no auditório da Biblioteca Pública Elcy Lacerda, pioneiros, profissionais e entusiastas da fotografia. Durante a programação, os participantes foram homenageados e puderam conferir exposições coletivas, bate-papos e apresentações musicais.
A data marcou também o congraçamento da classe fotográfica, além da abertura da exposição “Amapá, o Brasil em estado bruto”, mostra coletiva que reúne diversos fotógrafos e fotógrafas exibindo seus talentos e olhares sobre a região.
Durante a solenidade, uma das homenageadas foi Maria do Socorro Sales, conhecida como Irmã Socorro, que atua na fotografia desde 1972. Com incentivo de um médico, ela passou a registrar principalmente a área da saúde e destacou que receber a homenagem foi gratificante.
“Eu vim trabalhar com um médico, eu não sabia nem pegar na máquina fotográfica, e ele incentivava, dizia, aprende que um dia você vai precisar, realmente nesse trabalho com ele nas ribeirinhas, nas áreas indígenas eu precisei, porque eu que era fotógrafa no trabalho, e hoje eu me sinto lisonjeada com a homenagem, porque todo reconhecimento na vida de um ser humano é importante”.
Paulo Uchoa, um dos nomes renomados da fotografia no Amapá, destacou a importância da data. Segundo ele, os avanços tecnológicos ampliam as possibilidades criativas e facilitam o acesso ao conhecimento, fortalecendo ainda mais a fotografia no estado.
“O fato é que a lei está criada, foi sancionada pelo governador e tem um ponto de referência extremamente positivo para a classe dos fotógrafos, eu posso dizer que é uma atividade profissional que está se expandindo cada vez mais, porque hoje todo mundo é fotógrafo e cinegrafista, e você não precisa fazer grandes cursos, claro pode se aperfeiçoar posteriormente mas qualquer pessoa hoje com seu celular faz uma fotografia boa. então, essa nova geração tem tudo realmente para crescer muito, para se desenvolver”.
O cerimonialista, publicitário e um dos organizadores do evento, José Machado, ressaltou que, além das homenagens, a programação foi pensada para valorizar a fotografia amapaense e promover a integração entre profissionais.
“Nós programamos um evento de forma que pudéssemos homenagear todas as pessoas, desde os fotógrafos pioneiros, já os falecidos em memória e os fotógrafos que estão atuantes. Nós temos 35 homenageados, concertos musicais além de uma exposição fotográfica. É uma programação simples, mas bem abrangente, é uma maneira de valoração profissional de uma categoria que há muito estava esquecida”.
A Lei do Dia Estadual do Fotógrafo foi instituída por meio de lei de autoria do deputado estadual Jesus Pontes. A programação foi realizada pelo Grupo de Energia Renováveis da Amazônia (Gera) e segue até o dia 18, com exposição na galeria da Universidade Federal do Amapá (Unifap).
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
