top of page
Buscar

Formatura da primeira turma de brigadistas florestais marca nova fase no combate às queimadas no Amapá

  • svioalmd4
  • 29 de out. de 2024
  • 3 min de leitura

Marcelo Guido


BRIGADISTA

Vinte e seis profissionais reforçarão as operações ostensivas do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM-AP) no combate a queimadas e incêndios florestais


A solenidade ocorreu na manhã desta terça-feira, 29, no salão nobre do Palácio do Setentrião, sede do poder executivo estadual, e contou com a presença de várias autoridades ligadas ao meio ambiente, segurança e gestão, além da imprensa, familiares dos formandos e convidados.


A partir de agora, 26 profissionais irão atuar junto às frentes de trabalho ostensivo do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM-AP) no combate às queimadas e incêndios florestais. Os profissionais fazem parte do primeiro processo seletivo promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) para a contratação temporária de voluntários.


Clodinaldo Costa, brigadista que tomou posse durante a cerimônia, falou sobre a importância do curso, da ação e da conscientização para combater as queimadas e incêndios florestais nesta época do ano


“Foi muito boa essa ação que o governo proporcionou através da Secretaria do Meio Ambiente para formar novos brigadistas aqui no estado. Pelo governo, é a primeira equipe que está sendo formada e temos muito orgulho de participar dessa primeira equipe. As pessoas que nos capacitaram são muito competentes, como o Corpo de Bombeiros, a quem agradecemos muito. Estamos aqui justamente para ajudar a minimizar essa degradação que está acontecendo no meio ambiente. Sabemos que não damos conta sozinhos e precisamos do apoio da população. Todos devem se conscientizar, e esperamos que, com nossas ações, possamos ajudar a conscientizar a população para reduzir esse problema. Não é só combatendo o fogo que vamos resolver isso; a conscientização é o primeiro passo. Mas, nas horas de necessidade, estaremos prontos para combater. Fomos formados e estamos capacitados para isso”, disse ele.

A secretária de Estado do Meio Ambiente, Taísa Mendonça, expressou sua satisfação em formar essa primeira turma e destacou a parceria com o Corpo de Bombeiros Militar.


“É uma enorme satisfação estar formando a primeira turma de brigadistas. São 26 homens e mulheres — inclusive brigadistas femininas, o que é muito importante. O governo do estado está adotando e executando mais uma medida preventiva. Junto com o plano de combate às queimadas, desmatamento e estiagem, conseguimos realizar inúmeras ações preventivas. Em julho, o governador lançou um decreto que já previa a atuação do estado no monitoramento das queimadas e focos de incêndio. Fizemos o mapa de cicatrizes de queimadas e, com base nisso, mapeamos os pontos com maior incidência de queimadas. Essa ação preventiva, em parceria com o Corpo de Bombeiros e toda a equipe do estado, é muito importante. Conseguimos formar e capacitar 26 brigadistas”, explicou.

A gestora também mencionou que o trabalho dos brigadistas já começa de imediato e que essa turma iniciará suas atividades ainda esta semana, além de destacar a importância do governo para essa ação.


“A partir de amanhã, eles atuarão no Amapá e em Calçoene, sempre junto com o Corpo de Bombeiros, que possui a expertise e foi responsável pela capacitação. É importante destacar que essa ação só foi possível devido à captação de recursos junto a um organismo internacional, a Fundação Leonardo DiCaprio, fruto de um diálogo do governador na COP em Dubai, no ano passado. Esse recurso externo permitiu a capacitação desses homens e mulheres para o combate à estiagem e ao desmatamento, sem uso de recursos do tesouro estadual. Conseguimos captar meio milhão de reais”, resumiu.

A iniciativa integra o plano de ações preventivas e de combate à forte estiagem que ocorre nos meses de outubro e novembro, elaborado pelo Governo do Amapá.


Combate às queimadas e “Operação Amapá Verde”


Este ano, o governador do Amapá, Clécio Luís, formalizou um decreto que instituiu o novo Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento, Queimadas e Incêndios Florestais do Estado, apresentado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). O plano visa integrar instrumentos de monitoramento e controle com incentivos a práticas ecológicas, fortalecendo os sistemas estaduais de gestão florestal, agropecuária, fundiária e ambiental.


Ainda em agosto, o Governo do Estado lançou a Operação Amapá Verde, coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM), para combater incêndios florestais e crimes ambientais nos municípios mais afetados pelo período de estiagem na região amazônica. Ao todo, mais de 600 militares estão atuando nas ações, que estão previstas para seguir até o dia 21 de dezembro.


Em outubro, devido à estiagem que atinge a Amazônia, o Governo do Estado intensificou essas políticas públicas, oferecendo ajuda humanitária aos municípios mais afetados e instituindo um Comitê de Mudanças Climáticas para monitorar a situação.



 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page