Força Nacional segue com treinamentos para agentes de segurança no Amapá
- Jolinda Ferreira
- 2 de abr.
- 2 min de leitura
Edy Wilson

Na quarta-feira (2), o Governo do Amapá e o Ministério da Justiça promoveram mais uma etapa do "Curso de Instrução de Nivelamento e Conhecimento da Força Nacional" (INC), realizado pela primeira vez no estado. O treinamento de direção defensiva reuniu 80 agentes da Segurança Pública no Parque de Exposições da Fazendinha.
O capitão Cleyston Nunes, coordenador do curso ressalta que a capacitação dos agentes de segurança vem para reforçar ainda mais as ações operacionais da polícia amapaense no combate e enfrentamento a criminalidade.
"O INC é uma instrução de nivelamento, que capacita os profissionais da segurança pública do Amapá, incluindo integrantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e da Polícia Científica. A ideia é nivelar esses agentes com conhecimentos básicos para que possam se estabilizar e atuar junto à Força Nacional em operações espalhadas pelo Brasil. A Diretoria da Força Nacional, por meio do Ministério da Justiça e da SENASP, tem o objetivo de fomentar essa capacitação e preparar os profissionais para operar com equipamentos específicos, como as viaturas utilizadas em operações, que possuem características próprias para terrenos urbanos e rurais”, destaca.
Para o policial Alan Coimbra, que coordena a Escola de Segurança Pública no Amapá, o curso é muito mais que um treinamento é um crescimento profissional e pessoal para cada aluno participante.
"O curso da Força Nacional está acontecendo desde o mês passado no estado e agora entra nessa etapa de Direção Defensiva. Esse treinamento é inédito para as forças de segurança pública do Amapá, permitindo que os servidores conheçam melhor os equipamentos e saibam lidar com situações extremas no uso de veículos. Essa habilidade facilita abordagens e melhora a condução dos profissionais nas operações. Além disso, contamos com instrutores externos da Força Nacional”.
A agente da Polícia Civil Nashya Ribeiro, que atua há cinco anos na profissão também opinou a respeito do treinamento que recebe.
"Ao longo de uma semana e meia, pudemos perceber a relevância da Força Nacional no cenário nacional, auxiliando as forças de segurança de cada estado. Essa integração nos mostra que estamos no caminho certo, trabalhando juntos – bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil – para garantir segurança e tranquilidade à população. Hoje, tivemos contato com os veículos, aprendendo a conduzi-los no trânsito de forma segura, sempre colocando o cidadão em primeiro lugar. A segurança não pode ser isolada; é um trabalho conjunto entre a Polícia Civil, que investiga, a Polícia Militar, que atua na linha de frente, e os bombeiros, que garantem resgates rápidos e a valorização da vida".
A Força Nacional atua na preservação da ordem pública, na segurança de pessoas e do patrimônio, além de emergências e calamidades. Seu efetivo é formado por policiais e bombeiros militares, policiais civis e peritos, com atuação em todo o país sob autorização do Ministério da Justiça.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Comentarios