Janete Carvalho
Programação aconteceu ao longo de quatro dias (FOTO: Portal GEA/Aog Rocha)
A Folia Literária do Amapá, realizada durante quatro dias de programação, reuniu poetas, escritores, professores e estudantes, atraindo um grande público que marcou presença entre os dias 7 e 10 de novembro, no Parque do Forte, em Macapá. A programação teve como objetivo fortalecer o mercado editorial, apresentar escritores e músicos e formar novos leitores, além de aproximar a população do universo literário de autores locais, nacionais e internacionais.
A Folia Literária também contou com um espaço gastronômico e uma exposição de artesanato, onde os profissionais puderam mostrar seus trabalhos e lucrar com as vendas, como relata Zuleika dos Santos, artesã da aldeia Kumarumã, do município de Oiapoque.
“É muito importante termos nosso espaço em um evento grande como este. Tivemos muitas vendas, e esse é o meu principal objetivo, vender cada vez mais. É sempre bom participar para mostrar nosso trabalho, nossa marca de mulher empreendedora indígena.”
Para Helena Santos, presidente da Associação dos Artesãos de Mãos Dadas, do município de Santana, a oportunidade também foi valiosa. Ela agradeceu a participação no evento.
“Nós trouxemos nossos produtos para expor, as pessoas conhecem e fazemos nossas vendas. Só tenho a agradecer ao governo do estado por abrir essa oportunidade. Para nós é muito gratificante, pois as pessoas que vieram aqui de Macapá valorizam mais o artesanato, especialmente o feito com raízes e sementes de caroço de açaí. Elas também ficaram encantadas com a história do Forte Comaú, em Santana, no Igarapé da Fortaleza, e com vários produtos que trouxe de lá.”
Durante a programação, houve rodas de conversa, mesas temáticas, sessões de autógrafos, lançamentos de livros, oficinas, espaços infantojuvenis, venda de livros, sala de leitura e apresentações culturais.
A edição deste ano homenageou a escritora, professora aposentada e poetisa Maria Helena Amoras, e o escritor, músico, compositor, presidente da Academia Amapaense de Letras e membro do Conselho Editorial do Senado Federal, Fernando Canto.
O evento foi realizado pelo governo do Amapá, através da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Organização Culturais da Amazônia (OCA Produções), com apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.
Comentários