Anita Flexa
Evento gratuito celebra a riqueza cultural local e internacional, destacando grandes nomes da literatura e música
A Folia Literária Internacional do Amapá abriu suas portas nesta quinta-feira (7), no Parque do Forte, em Macapá, com uma programação vibrante que promete celebrar a riqueza cultural do estado. Até o domingo (10), o evento oferece uma mistura de literatura, música, artesanato e muita arte, trazendo ao público uma vivência única da diversidade cultural local e global. Com o apoio do Governo do Estado e a parceria com as Organizações Culturais da Amazônia (OCA Produções), com apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues o festival conta com apresentações de artistas regionais, intervenções espontâneas e uma rica programação voltada para a literatura e música.
Programação segue até domingo (07), no Parque do Forte
O ponto alto da abertura ficou por conta do show do renomado cantor Lenine, que trouxe seu talento pernambucano para embalar o público. Além de Lenine, a Folia Literária conta com rodas de marabaixo, um dos principais ritmos tradicionais do Amapá, e diversas apresentações de músicos locais.
Para o governador Clécio Luís, a Folia Literária é uma oportunidade única de fortalecer a cultura do estado e divulgar as produções artísticas do Amapá, colocando a literatura e a música no centro das atenções.
“Eu prefaciei um livro do Fernando, o Fernando tem uma produção literária gigante, deixou 18 livros dele mesmo, fora a participação em dezenas de outros, formou muitos escritores, escritoras, poetas, enfim. E a ideia era homenagear o Fernando com ele aqui, circulando entre nós, né? A segunda vez que eu emociono porque... E, infelizmente, é uma semana que nós perdemos o Fernando para esse plano material, né? Mas o Fernando, não só porque era da Academia Brasileira, mas ele é realmente. O imortal pela obra que ele deixou, pela vida que ele viveu e pelas relações que ele construiu e ele está presente aqui agora”, disse o governador emocionado.
A secretária de Cultura, Clícia Di Micelli, destacou que a edição de 2024 também visa promover a formação de novos leitores e fomentar a produção literária regional.
O espaço foi aproveitado também pela criançada que se fez presente para curtir contações de histórias, brincadeiras, performances de grupos artísticos e pinturas de rosto. A Luna Nogueira tem 7 anos veio com a família aproveitar todas essas opções da programação, e ficou até difícil pra ela escolher o que mais gostou da Folia Literária.
“Oi eu sou a luna Luna, eu gostei dessa pintura que eu fiz aqui. Onde tava pintando o desenho, lá tinha livro pra gente ler, tinha joguinho de transito. Tem muita coisa legal aqui mas eu gostei de tudo. É muito legal aqui mesmo mesmo também a primeira vez eu gostei bastante”, convida Luna.
Quem não pôde participar da abertura ou de outras atividades pode acompanhar a Folia Literária ao vivo nesta sexta-feira (8). A Rádio Difusora realiza a transmissão direta da programação do evento, direto do Parque do Forte, levando a riqueza cultural do festival a todos os cantos do Amapá.
Comments