Fisioterapeutas passam a integrar equipe multiprofissional do Samu
- perolapedrosa7
- 31 de jul.
- 1 min de leitura
Jamile Moreira
FISIOTERAPEUTAS

A partir de 1º de agosto, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) passa a contar com fisioterapeutas em sua equipe multiprofissional para os atendimentos de urgência e emergência no estado. A iniciativa do Governo do Amapá reforça o cuidado com pacientes em estado grave durante o transporte entre as unidades de saúde.
Segundo o diretor do Samu, Donato Farias, a presença do fisioterapeuta é essencial na estabilização respiratória, no manejo da ventilação mecânica e na prevenção de complicações pulmonares.
“O profissional de fisioterapia vai compor a equipe multiprofissional transportando pacientes de alta complexidade e, claro, melhorando de forma drástica a qualidade assistencial. Eles vão trabalhar especificamente no manejo ventilatório e também no manejo cardiovascular relacionado aos nossos dispositivos, que a gente tem ventilação mecânica, monitoramento cardíaco”, explicou Donato.

A atuação dos fisioterapeutas no Samu contribui para a segurança e a recuperação dos pacientes, ampliando o acesso a cuidados de alta complexidade e promovendo mais qualidade de vida para a população amapaense.




Comentários