top of page

Festividade de São Tiago celebra 247 anos de uma tradição que atravessa séculos

Anita Flexa

ANITA FLEXA FESTA DE SÃO TIAGO 26-07-2024

São Tiago

Mazagão Velho foi palco de uma das celebrações mais aguardadas pela população amapaense: a Festividade de São Tiago, que este ano completou 247 anos.

Autoridades participam da festa de São Tiago, em Mazagão Velho


O evento começou com a tradicional missa, seguida pela procissão que atraiu centenas de fiéis. Os participantes caminharam pelas ruas da cidade em um ato de fé e devoção, levando consigo imagens e estandartes religiosos. Um dos momentos mais esperados foi a passagem do Bobo Velho, que trouxe um toque teatral e histórico à celebração.


A Rádio Difusora Macapá realizou uma cobertura completa, com transmissões ao vivo desde as 6h da manhã, lideradas por uma equipe de jornalistas e historiadores de renome. A diretora da Rádio, Ana Girlene reafirmou o compromisso da emissora em mais um ano de festividade.


“Queria parabenizar toda a equipe da Rádio Difusora, agradecer o empenho, a participação, foi mais um show de cobertura, uma transmissão histórica, levando para você que estava em casa, para os ouvintes mais distantes, tudo que acontece nessa festa de Santiago, 247 anos, e a Rádio Difusora mantendo presença mais uma vez, e ano que vem pode anotar aí que nós vamos estar lá de novo”, afirma a diretora Ana Girlene.

Mazagão Velho, durante essa festividade, recebe uma grande quantidade de visitantes. A programação é rica em eventos que reencenam a aparição de São Tiago ao lado dos cristãos contra os mouros. Este evento é uma herança da África, datada do século XVIII, simbolizando a fundação da Vila de Mazagão Velho pela coroa portuguesa em 1770. Desde 1777, a encenação das batalhas entre mouros e cristãos tornou-se uma tradição anual para celebrar as origens do 'Mazagão Original'. Josely Calazans, é mazaganense de nascença e desde o berço trás o orgulho e a devoção à toda festividade de São Tiago, ela é historiadora, e afirma que a história de sua família se entrelaça com a festividade, já que toda a família Jacarandá, sempre esteve presente durante a organização dos festivais ao longo dos anos.


“Eu cresci vendo meu pai participar da Festa de São Tiago. É uma gestão muito importante, trás fé, devoção, uma história que perpetua essa comunidade que vem lá do Marrocos. Então é uma festa que a comunidade ela tem muito orgulho de permanecer, de perpetuar. Eu faço parte de uma família, a Jacarandá que participa ativamente da festa em todos sentidos. Então é uma festa muito importante para toda a comunidade é como se fosse o Natal da comunidade de Mazagão”, completa Josely Calazans.

Passagem do Bobo Velho


Nos dias 24 e 25 de julho, o público aguarda ansiosamente pelos momentos teatrais da festa, que retratam episódios de heroísmo e fé, como a 'Entrega dos Presentes', o Baile de Máscaras, o início da Guerra, a descoberta e morte do Atalaia, a tomada do Estandarte, e a representação de figuras históricas e religiosas como o Rei Caldeira, o Menino Caldeirinha, São Tiago e São Jorge. A passagem do Bobo Velho, um espião mouro que foi expulso a pedradas de um acampamento cristão, é um dos momentos mais simbólicos, sendo encenado com bagaços de laranja em vez de pedras e também a clássica batalha entre Mouros e Cristãos.


Além das celebrações religiosas e históricas, a administração do Governo do Estado foi transferida temporariamente para a Vila de Mazagão Velho, com o Palácio Rio Mutuacá servindo como sede das ações do executivo estadual durante o evento. O governador Clécio Luís participou de toda a programação e falou sobre a importância de manter uma tradição tão bonita.


“É bonito ver o tempo que mantendo a tradição firme, forte e viva. É isso que nós queremos ajudar. Quando o governo ajuda e apoia, como nós estamos ajudando e apoiando, é porque nós vimos que essa tradição, que essa fé, que esse entusiasmo, que essa organização se insere dentro de uma população”, diz Clécio Luís.

A Festividade de São Tiago não só mantém viva a história e a tradição de Mazagão Velho, mas também fortalece os laços comunitários e atrai visitantes de todas as partes, consolidando-se como uma das mais importantes celebrações culturais do Amapá.


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page