top of page

Feira Binacional de Oiapoque promete fortalecer negócios e cultura na fronteira do Amapá com a Guiana Francesa

Anita Flexa


FEIRA BINACIONAL

A feira é uma plataforma crucial para acesso a mercados


Oiapoque abre suas portas para a Feira Binacional, um evento que promete impulsionar negócios, fomentar o crescimento regional e promover a integração cultural e econômica entre o Amapá e a Guiana Francesa. O evento, que é uma parceiros entre Governo do Amapá e Sebrae/AP, começou nesta quarta-feira, (31), e vai até sábado (03), a partir das 17h e deve atrair cerca de 10 mil visitantes com 40 expositores presentes.


Segundo Alcilene Cavalcante, superintendente do Sebrae Amapá, a feira é uma plataforma crucial para acesso a mercados, incentivando a abertura de novos negócios e fortalecendo a competitividade das pequenas empresas.


“A feira tem 45 expositores do município de Oiapoque, de Macapá e da Guiana Francesa, de vários setores, agroindústria, artesanato, gastronomia, lojas de eletro, de material de construção, setor de madeira, um vá é uma feira multisetorial. Além disso, temos oficinas, temos rodadas de negócios, temos atrações culturais, oficinas diversas, oficina com os indígenas, inclusive o grande artista e amorlai que é o indígena”, diz a superintendente do Sebrae.

O evento contará com rodadas de negócios, conectando empresas e instituições como a Coletividade Territorial da Guiana Francesa (CTG) e a Câmara de Comércio e Indústria da Guiana Francesa (CCI Guyane), para identificar demandas e vincular potenciais fornecedores do Amapá.


A feira terá quatro eixos: Comércio e Serviços, Artesanato e Cultura, Gastronomia e Agroindústria. Ela faz parte de políticas bilaterais para o desenvolvimento regional, incluindo novas instalações do posto de controle de fronteira discutidas na 13ª Reunião da Comissão Mista Transfronteiriça. Isso facilita a entrada de produtos brasileiros no mercado europeu via Porto de Caiena, eliminando a necessidade de passar pelo controle na França.


O governador Clécio Luís participou da abertura da programação, na quarta-feira, 31. O evento acontece no antigo Espaço Embratel, na Rua Presidente Getúlio Vargas, n° 711, Centro, das 17h às 23h. Alcilene Cavalcante, reforça o convite para que todos participem do evento binacional.


“Aproveitamos para convidar empresários, as pessoas interessadas, envia essa feira e essa exposição de macapá, como também de calçoene, do amapá, que são munhécicos vizinhos, além das pessoas do Oiapoque e da Guiana Francesa. Essa feira a gente também conta com apoios importantes, como o apoio do senador Randolfe, apoio da Comunidade Territorial da Guiana, do Comitê Territorial da Guiana, da Câmara de Comércio da Guiana, da prefeitura do Oiapoque, da Associação Comercial do Oiapoque, como também temos patrocinadores”, finaliza Alcilene.

A programação conta com exposições de negócios e apresentações culturais dos dois países, confira abaixo:


31 de Julho – Quarta-Feira

- Solenidade oficial de abertura: 20h

- Grupo Wakerê: 21h

- Banda Taty Taylor: 22h30


1º de Agosto – Quinta-Feira

- Cantor Pablo Santos: 21h

- Cantor Lucas Felipe: 22h30


2 de Agosto – Sexta-Feira

- Cantor Samuel Amsterdam: 21h

- Cantor Fineias Nelluty: 22h30


3 de Agosto – Sábado

- Cantora Nathalia Reis: 20h

- Banda Os Moreiras: 22h



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page