Jamile Moreira

Ajustar os limites do Pix, evitar operações em maquininhas com visor quebrado e desabilitar temporariamente a opção de pagamento por aproximação nos cartões de crédito e débito são algumas das recomendações da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) para os foliões que pretendem aproveitar os blocos de Carnaval deste ano, cujas apresentações começam neste fim de semana.
A instituição ressalta que a maioria dos furtos e golpes ocorre em meio à multidão, com criminosos se aproveitando da aglomeração e da distração dos foliões. Muitos deles se passam por vendedores ambulantes para aplicar golpes.
Entre as principais recomendações está a desativação temporária do pagamento por aproximação, mantendo habilitada apenas a opção de pagamento por inserção do cartão na maquininha.
Outra medida importante é redobrar a atenção na hora do pagamento, pois muitos golpistas se aproveitam da distração para trocar o cartão após memorizar a senha. Além disso, o visor da máquina de pagamento deve exibir apenas asteriscos no campo de digitação da senha.
A Febraban também recomenda solicitar o comprovante impresso da transação para conferir se os valores estão corretos, o que pode ser verificado ainda por meio de mensagens SMS ou notificações do aplicativo do banco.
Outra dica é reconfigurar os limites de pagamento via Pix no internet banking, na seção “Meus Limites Pix”. O ideal é ajustar o valor conforme a previsão de gastos durante o Carnaval.
Comments