Farda cinza no peito, missão nas ruas: Governo do Amapá marca nova etapa na formação de 293 alunos-soldados da PM
- perolapedrosa7
- 19 de jun.
- 2 min de leitura
Edy Wilson

Com a presença do governador Clécio Luís, a Polícia Militar do Amapá realizou, nesta quarta-feira, 18 de junho, a cerimônia da Noite Cinza. A solenidade ocorreu no Quartel do Comando-Geral da PM. O evento marcou a transição simbólica de 293 alunos-soldados para a fase prática do Curso de Formação de Soldados (CFSD), com a troca do uniforme branco pelo cinza operacional, que representa o início da atuação supervisionada nas ruas.
A aluna-soldado Cajueiro descreveu o momento como uma conquista coletiva:
“Foram quatro meses até sairmos da farda branca para a farda cinza, que representa a Polícia Militar do Amapá. É um momento de muita gratidão e orgulho.
Passamos por várias fases do concurso, todas com êxito. É um curso muito difícil, exige muita resiliência. Deixamos a nossa família para vir para o quartel, mas o quartel também nos ensina muito."

O aluno-soldado Cláudio também comemorou o avanço na formação:
“Agora faço parte da corporação da Polícia Militar do Amapá. É uma sensação muito grande. Sempre foi meu sonho. Desde pequeno, sempre quis isso. Quem me inspirou foi meu pai, que era um homem muito ligado à corporação. Eu cresci com essa visão da Polícia Militar e queria ser como ele. Eu gosto da Polícia Militar.”
Durante a cerimônia, o governador Clécio Luís destacou o momento como resultado de uma política permanente de fortalecimento da segurança pública. Em sua fala, ele ressaltou os investimentos na formação e na estrutura da corporação:
“Hoje, o Governo do Estado celebra, com muita honra e alegria, esse momento simbólico de passagem do uniforme branco para o uniforme cinza. Nós estamos investindo, com muita responsabilidade, na formação e valorização da Polícia Militar. É uma política permanente de fortalecimento da segurança pública, porque acreditamos na prevenção, na presença do Estado e no trabalho dos nossos policiais para garantir a paz no Amapá. A Polícia do Amapá é reconhecida como a melhor, como uma das melhores do Brasil.”
Clécio Luís também enumerou os investimentos que o Governo do Estado vem fazendo na segurança pública:
“Fizemos o maior chamamento da história da Polícia Militar. Foram 600 na primeira chamada, depois chamamos 500, e na terceira chamada já somam 350, totalizando um aumento de 42% no efetivo geral da Polícia Militar. Um soldado já entra com uma remuneração acima de R$ 6 mil — uma das maiores do Brasil. Investimos na compra de viaturas novas, incluindo viaturas blindadas, motocicletas, munições letais e não letais, armamentos. Também investimos em inteligência e informação.”
A Noite Cinza representou mais do que uma troca de uniforme: foi a afirmação do compromisso do Estado com a segurança pública e com a formação de profissionais preparados para proteger a sociedade amapaense.
Commenti