Fórum de secretários do meio ambiente projeta o Amapá no cenário nacional durante dois dias de debates
- perolapedrosa7
- 18 de mar.
- 3 min de leitura
Janete Carvalho

Pela segunda vez o estado do Amapá sedia o Fórum dos Secretários do Meio Ambiente da Amazônia Legal, o evento teve sua abertura nesta terça-feira,18, no Museu Sacaca. Seu objetivo é debater o cenário das mudanças climáticas, combate aos incêndios florestais, redução das emissões de carbono, oportunidades de cooperação entre outros assuntos como; atualização sobre a reunião anual dos governadores para o clima e floresta (GCF), e logística para participação na COP30.
Durante dois dias o Amapá estará no centro das atenções da Amazônia legal, visto que tem experiência em recepcionar eventos como este ganhando uma projeção nacional, e até internacional no quesito meio ambiente como ressaltou o governador do Amapá Clécio Luís.
“O Amapá está sediando cada vez mais eventos como esse e mostra que o mundo todo está de olho no Amapá, porque nós estamos promovendo essa divulgação positiva do estado, ontem por exemplo o embaixador da Ucrânia disse que queria começar suas visitas dos estados pelo Amapá porque soube que o estado era uma terra incrível de oportunidades, então são essas atividades que a gente vem fazendo, as vezes elas são silenciosas mas que são muito importantes para o que nós queremos, gerar desenvolvimento sustentável, ético, adequado a nossa região com várias matrizes mas preservando o meio ambiente. O fórum discute também temas mais específicos como cadastro ambiental rural, a COP que será esse ano em Belém e discutir de forma corajosa a margem equatorial porque é necessário que se faça essa discussão e o Amapá tem chamado a atenção do Brasil porque tem colocado a secretaria de meio ambiente no centro desse debate”, destacou.

Representando o estado de Roraima, Wagner Severo Nogueira, vem com propostas bem sucedidas em seu estado, ele ressaltou que quer levar também exemplos positivos de sustentabilidade que o Amapá já desenvolve .
“Vamos trazer experiências, dialogar com os colegas e demais secretários da Amazônia e levar para o nosso estado experiências de sucesso para que possamos também trabalhar com a sociedade roraimense os bons resultados que os outros estados já vem alcançando. Roraima tem uma parte tímida do cerrado que hoje está sendo de forma sustentável utilizado para a produção de grãos, da integração lavoura-pecuária o que está levantando a economia dos Estados, principalmente quando se fala da integração”.
Pedro Chagas Presidente do Fórum, relatou que é um momento para compartilhar as mesmas belezas na região amazônica, mas também de compartilhar os desafios e as conquistas ao longo dos últimos anos.
“Os estados compartilham as experiências positivas, a gente ganha tempo com isso, economiza recursos, um estado compartilhando com o outro, inclusive, na COP de Baku, no Azerbaijão, a gente assinou um documento compartilhando as experiências positivas. O Amapá compartilhou a experiência positiva no cadastro ambiental rural, a experiência positiva do novo código de meio ambiente, isso é muito proveitoso pra mim do Maranhão, por exemplo. Então, tudo isso no fórum a gente consegue debater, implementar nos nossos estados, a gente tem o apoio do GCF, que é um recurso internacional para esses debates na Amazônia. Então, a gente aproveita e torna nossa gestão ainda mais eficiente”.
O Fórum nacional de secretários é realizado desde de 2008, e está vinculado à Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force), uma rede de governos que trabalha para combater as mudanças climáticas fornecendo a base para a cooperação em inúmeros assuntos relacionados à política climática, financiamento, troca de tecnologia e pesquisa. A programação segue até quarta-feira 19 no auditório do Museu Sacaca.
Comments