Janete Carvalho

O Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, ressalta a importância das atividades físicas para a prevenção e controle do câncer em comunicado divulgado na última semana. O instituto destaca que os exercícios físicos são benéficos tanto para a saúde mental quanto coletiva, além de contribuírem para o bem-estar, a qualidade de vida e a participação social.
Segundo o Inca, a atividade física pode levar à redução do risco de diversos tipos de câncer, como os de mama, próstata, endométrio, cólon e reto. De forma geral, a atividade é benéfica também para quem está em tratamento ou após ele.
No Brasil, conforme dados do Ministério da Saúde, houve 71.730 casos novos de câncer de próstata, 21.970 de cólon e reto e 18.020 de traqueia, brônquios e pulmões em homens em 2023. Entre as mulheres, foram 73.610 casos novos de câncer de mama, 23.660 de cólon e reto, e 17.010 de colo do útero no mesmo período.
No estudo Estimativa 2023, o Inca alertava para o surgimento de 704 mil casos novos de câncer no Brasil por ano até 2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência da doença.
Comments