Anita Flexa
Formatura dos novos bombeiros aconteceu na noite de terça-feira, no sambódromo de Macapá
Sob o manto estrelado da noite, nesta terça-feira, 02, o sambódromo de Macapá foi palco de uma cerimônia repleta de emoção e orgulho, onde 249 novos bombeiros foram oficialmente integrados ao Corpo de Bombeiros do Amapá. A formatura, marcada pelo brilho das luzes e o entusiasmo dos presentes, aconteceu justamente no Dia Nacional do Bombeiro Militar e celebrou a conclusão de um rigoroso treinamento que prepara esses novos profissionais para proteger e servir a comunidade.
A cerimônia contou com a presença de alunos, familiares e diversas autoridades locais, incluindo o governador Clécio Luís que destacou a importância do compromisso e da dedicação dos formandos, enfatizando o papel vital que esses novos bombeiros desempenharão na segurança pública do estado.
Foto: Sérgio Silva
“É a maior turma da história. Foram mais de 400 chamados, 300 fechamos a turma e estão formando hoje 249 novos bombeiros militares. Imagina, nós temos menos de mil bombeiros no Estado inteiro. Vão entrar agora mais 249, isso significa cerca de 25% da tropa nova, com um acréscimo de 25% a mais, um quarto a mais de bombeiros militares. Não é só a maior, é a melhor turma, porque a formação deles foi excepcional. Foram seis meses de academia, seis meses de uma formação espetacular mesmo. Melhor em termos de capacitação, de formação, eles fizeram um curso de salvamento fluvial em terra, em altura, busca em floresta, busca em selva, busca em rios, fizeram combate a incêndio florestal, combate a incêndio urbano, fizeram direitos humanos em segurança pública, uma série de capacitações que os habilitários desses 249 homens e mulheres estão preparados para servir mesmo, para salvaguardar vidas e patrimônio em todo o estado do Amapá”, afirma Clécio Luís
Foto: Sérgio Silva
Durante a cerimônia, o soldado Pedro Daniel, de apenas 22 anos, recebeu das mãos do governador Clécio Luís, um certificado de honra por ter se destacado como melhor aluno do curso de formação, ficando em primeiro lugar. Emocionado, Pedro compartilhou sua jornada e o que significa fazer parte da corporação.
Foto: Sérgio Silva
“É, representa muita coisa, muita emoção porque quando eu comecei essa jornada lá no início eu não sabia muita coisa sobre como se militar. E aí entrei na academia meio que no escuro, mas eu fui aprendendo. A ABM foi brilhante nessa questão dos ensinamentos. E hoje em dia, só colhendo os frutos, as vitórias, graças a Deus primeiramente, aos meus familiares que me ajudaram muito. Se não fosse eles, que são a base, eu não estaria aqui. E só agradecer a Deus por esse momento que está sendo muito importante na minha vida”, diz o soldado Pedro Daniel.
A mãe de Pedro Daniel, Geisiane Moreira,afirma que esse é um momento de realização para toda a família.
“Eu me sinto realizada principalmente como mãe, quem me conhece, quem nos conhece sabe da nossa história, de tudo que a gente já vivenciou até hoje, então passamos por muitas coisas, e meu filho hoje, um homem, né? Forjado como bombeiro militar, eu estou muito feliz, eu estou muito grata a Deus pela conquista dele”, afirma Geisiane Moreira.
Foto: Sérgio Silva
Após os discursos, os formandos realizaram o juramento solene, prometendo lealdade e compromisso com a proteção da vida e do patrimônio. O encerramento da cerimônia foi marcado por um desfile impecável dos novos bombeiros, sob os aplausos entusiásticos dos espectadores.
A noite terminou com um clima de celebração e esperança, simbolizando o início de uma nova era para o Corpo de Bombeiros do Amapá, agora reforçado por 249 novos membros prontos para enfrentar os desafios e servir a comunidade com dedicação e coragem.
Comments