Anita Flexa
Centro profissionalizante em Artes Visuais foi entrega à população nesta terça-feira, 20
O novo Centro de Educação Profissional em Artes Visuais Cândido Portinari foi oficialmente entregue à população de Macapá. O edifício, que carrega uma rica história desde sua fundação em 1973, foi restaurado e ampliado após quase uma década sem uso. A obra, entregue pelo governador Clécio Luís, é a 12ª inaugurada na área da educação pela atual gestão do Governo do Amapá. E a equipe da Rádio Difusora de Macapá esteve presente durante a tarde desta terça-feira, 20, para realizar mais uma transmissão levando informação, cultura e toda a programação para os ouvintes,
O centro é mais uma vez símbolo da cultura local, e retoma seu lugar como um dos pilares para o desenvolvimento das artes no estado. Para José Edivan Boia, atual diretor do Cândido Portinari, esse é um momento histórico para toda a população amapaense.
“O governo do Estado está de parabéns, a Secretaria de Educação, que finalmente conseguiu entregar esse instrumento público para a população, um instrumento que atende a população com a oferta da educação técnica profissionalizante, e assim, é só felicidade, o fato de estar voltando para casa, ocupando um espaço que é nosso, que é da sociedade amapaense, então não é só motivo realmente de felicidade, e aqui nós temos um espaço onde a gestão, a escola vai desenvolver uma ação, um projeto, para todos aqueles que gostam de fazer cultura, gostam de mostrar a sua arte, como a nossa escola é de educação profissional, para aqueles que gostam de aprender, então a gente vai estar aqui de volta para trabalhar dessa forma, com a comunidade, interagindo com a instituição e continuar a produção artística que esse é um legado do R. Peixe para nós”, afirma o diretor Edivan Boíba.
Atualmente, o Centro conta com uma equipe altamente qualificada de docentes, incluindo especialistas e mestres, que atendem uma gama diversa de estudantes. Com cursos que vão desde o Ensino Fundamental até a formação universitária, a instituição acolhe anualmente mais de 500 alunos, incluindo adultos com mais de 60 anos, oferecendo cursos técnicos e de qualificação profissional focados no campo das artes visuais.
Fernando Canto em entrevista ao programa Fim de Tarde
Além da formação técnica, o Centro Cândido Portinari também desempenha um papel ativo na difusão das artes no Amapá, colaborando com escolas e órgãos públicos e privados em atividades extracurriculares de cunho artístico e cultural. Fernando Canto é escritor, poeta, músico, compositor e ex-diretor do centro e fala da alegria de ver o local de portas abertas novamente.
“Eu fico muito feliz com isso, viu? Mas o importante também é a gente saber que essa escola, essa escola é o produto de muitos que já estiveram aqui, principalmente dos operários, né, os arquitetos que mudaram isso tudo também, que deixou um lugar aprazível, realmente bonito, essa tarde aqui maravilhosa, e que com certeza vai vingar pelos objetivos que se tem em relação à descoberta de novos talentos, que principalmente a atuação dos professores”, afirma Fernando Canto.
Durante a tarde alunos de três escolas e centros profissionalizantes foram convidados a visitarem a escola de artes. Uma das alunas é a Silene Maciel do Centro Profissional Paulo Melo.
“E eu achei bem interessante os quadros, os expostos lá dentro. São quadros muito bonitos, de fato, que chamam bastante atenção. E fora os artesanatos, que fora também são coisas bem interessantes, que chamam atenção. E que de fato é algo do nosso dia a dia. Então é muito importante a gente vir visitar. E conhecer mais a cultura também. E eu achei bem interessante.”
Essa missão está alinhada ao seu Projeto Político Pedagógico, que busca promover uma educação inclusiva e de qualidade, fortalecendo a cultura e o desenvolvimento artístico no estado.
Comments