Marcelo Guido
“Árvore das ideias” é o titulo de uma obra que junta textos e quadrinhos autobiográficos
Em comemoração aos 35 anos de carreira, o escritor Gian Danton lançou na última quinta-feira (1º) o livro 'A árvore das ideias', em Macapá. Trata-se de uma coletânea de textos, quadrinhos e desenhos autobiográficos que, dentro de uma história, narra toda a trajetória do roteirista desde a infância até o momento atual.
Respeitado dentro do mercado, o autor é um dos responsáveis pela a revolução dos quadrinhos, principalmente o gênero de horror e terror. Como roteirista, já participou de várias edições como convidado e autor principal.
Para falar sobre a obra, o autor esteve presente nos estúdios da RDM e falou um pouco sobre o personagem principal da obra, e onde ele se mistura com ser real.
“Olha mistura o tempo todo né porque o Gian é o Ivan, mas assim o Gian foi um pseudônico que acabei tendo que adotar lá no início da carreira por uma necessidade né, porque eu ia ter uma coluna do Jornal Liberal e já tinha quatro infância do jornal, inclusive com os meus dois sobrenomes né, mas assim acabou virando um nome único né, e o meu nome depois eu descobri, depois muito tempo depois de usar o pseudônimo, eu descobri que o meu nome era pra ter sido Jean Carlos, então quando eu fui escolher o pseudônimo sem querer eu escolhi o nome que era pra ter sido o nome de batismo”, contou.
O escritor falou ainda sobre a revolução no mercado literário e sobre os possíveis caminhos que as novas tecnologias podem levar os leitores no futuro, e como também tem sido ressuscitado as edições especiais pelas editoras.
“O próprio livro é um livro digital, a raiva das ideias é um e-book. Então você tem essa possibilidade, que é muito interessante, porque por exemplo no caso da raiva das ideias, gente que qualquer pessoa do mundo inteiro pode entrar lá no site e baixar o livro, isso facilita bastante. Você não precisa mandar pelo correio, você não precisa estar próximo da pessoa, isso tem essa facilidade e claro isso tem conquistado muita gente. Hoje em dia com os smartphones, o smartphone fica muito fácil você ler no celular. Você lê num tablet, você tem aparelhos que ajudam muito, mas você tem um outro fator também, curiosamente normalmente quando você cria alguma coisa que ela chega no auge, ela também provoca o seu oposto, isso é um fenômeno estudado, e o que acontece, tem ocorrido também o oposto que as pessoas voltarem para o impresso, só que o impresso não é mais em papel jornal, mais um impresso de boa qualidade, que são as “graphic novels”, os álbuns de luxo Amazon por exemplo, ela tem vendido hoje em dia muito mais quadrinhos e impressos em álbuns de luxo do que realmente digital porque você tem exatamente, tem uma hora que a pessoa quer ter na estante, você quer ter isso aqui, eu quero pegar, eu quero sentir o cheiro então é o seu outro lado”, resumiu.
Dentre muitas histórias, a publicação traz bastidores da sua carreira como a criação da revista Manticore, o falso Gian Danton e o psicopata que fez com que o roteirista começasse a pesquisar sobre serial killers, além da grande e importante participação um quadrinho especial de 50 anos de carreira do Mauricio de Sousa.
O autor foi um dos 50 escritores escolhidos e escreveu uma história do personagem "O Astronauta". No livro, o amapaense conta bastidores do lançamento da HQ em conjunto com o criador da Turma da Mônica.
Atualmente, além da carreira de escritor, Gian é professor no curso de jornalismo na Universidade Federal do Amapá. O livro está disponível para download de forma gratuita pelo site marcadefantasia.com
Comments