Escolas públicas do Amapá iniciam campanha de vacinação para ampliar cobertura entre crianças e adolescentes
- Jolinda Ferreira
- 16 de abr.
- 2 min de leitura
Edy Wilson Silva

A Escola Estadual Carlos Alberto Viana Marques, localizada no residencial Miracema, zona norte de Macapá, sediou nesta quarta-feira, 16 de abril, a abertura oficial do Programa Saúde na Escola. A campanha é coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e tem como foco a prevenção, a inclusão e a ampliação da cobertura vacinal de crianças e adolescentes.
De acordo com Erika Porto, coordenadora estadual de Imunização, a estratégia do Governo do Estado é levar a campanha a todas as escolas da rede pública estadual, com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação dos alunos e garantir a imunização por ciclos de vida.
“Hoje, dia 16, estamos realizando a abertura oficial da vacinação nas escolas do estado do Amapá. Iremos seguir o cronograma de imunização em todas as escolas estaduais, cuja campanha irá se estender até o mês de maio. Temos a expectativa de atualizar a caderneta de vacinação de todas as crianças. A vacinação ocorre por ciclo de vida e cada ciclo tem uma vacina específica, estaremos ofertando vacinas para crianças, adolescentes, gestantes, idosos, cujos imunizantes serão aplicados conforme a faixa etária de indicação da vacina. As vacinas são contra febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), meningocócica ACWY e HPV. Estaremos ofertando todas as vacinas disponíveis no Programa Nacional de Imunização, cuja proposta é atualizar a caderneta de todas as crianças e adolescentes da população escolar”, completou a coordenadora.
A escolha da escola no residencial Miracema leva em consideração a ausência de uma Unidade Básica de Saúde na comunidade, o que pode impactar a cobertura vacinal da população local. Para a diretora da escola, Edilei Azevedo, a iniciativa reforça o incentivo à vacinação dos alunos da instituição.
“Essa ação é muito importante, pois garante a atualização da caderneta de vacinação das crianças, principalmente do residencial Miracema, que ainda não tem um Posto de Saúde. A ação, além de cobrir toda a rede escolar, é um benefício muito grande para a população, para os moradores do Miracema terem a oportunidade de atualizar as carteiras de vacinação das crianças, que é superimportante mantermos em dia esse cronograma de vacinação.”
O Programa Saúde na Escola é resultado de esforços conjuntos dos Ministérios da Saúde e da Educação para ampliar a cobertura vacinal e proteger crianças e adolescentes. Atualmente, 5.544 municípios participam da iniciativa, envolvendo cerca de 27,8 milhões de alunos em 109,8 mil escolas públicas, o que representa 80% das instituições da rede.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Comments