Escola José de Alencar realiza eleição estudantil com urnas eletrônicas em parceria com o TRE-AP
- Jolinda Ferreira
- 15 de abr.
- 2 min de leitura
Edy Wilson Silva

A Escola Estadual José de Alencar, em Macapá, promoveu a eleição dos representantes de turma utilizando urnas eletrônicas. A atividade, realizada em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), alcançou mais de 500 alunos e teve como foco principal promover a conscientização sobre o voto seguro e fortalecer a educação democrática entre crianças e adolescentes.
O professor Célio Alício, atual diretor da escola, reforçou que este é o terceiro ano consecutivo em que o estabelecimento realiza o projeto em parceria com o TRE local.
“Estamos preparando o aluno para a cidadania, por meio do voto, entendendo que é necessário escolher um representante confiável, com responsabilidade e compromisso. Lembramos que determinados vícios, como compra e venda de votos e corrupção política, não são coisas boas. A ética é necessária no debate eleitoral e, o principal, é confiar na urna. Porque nós temos, no país, uma campanha a meu ver, absurda contra a votação eletrônica, que é uma das melhores do mundo, com resultados confiáveis. É preciso dizer que não é só a nossa escola; outras também já aderiram a esse projeto. Mas o ideal seria que todas entrassem nesse circuito, para conscientizar e educar politicamente os alunos, para que entendam que, para além da escola, para além da sala de aula, transcendendo o ambiente educacional, eles vão crescer, vão entrar no mercado de trabalho, mas também vão exercer a cidadania escolhendo pessoas para governá-los, para representá-los. Que aprendam a escolher pessoas boas, honestas, e que aprendam, acima de tudo, a respeitar resultados e, principalmente, a debater política com ética, inteligência, respeito e consciência, escolhendo representantes que de fato os representem na Câmara de Vereadores, na Câmara Federal, e que saibam eleger prefeitos, governadores e presidentes. Enfim, que saibam escolher o melhor para a vida.”
Segundo a coordenadora pedagógica, Simone Dias,
a ideia é conscientizar os alunos desde cedo sobre o compromisso com o exercício da cidadania e o uso correto das urnas eletrônicas.
“Esse processo, na verdade, serve como orientação para que o aluno, desde pequeno, possa se familiarizar com o processo eleitoral. Já fazemos a eleição para representantes de turma há alguns anos, e eles têm a chance de escolher aquele aluno que seja líder, que seja mediador. A eleição tem parceria com o TRE, o que nos dá a possibilidade de mostrar ao aluno, na prática, como se dá uma eleição, em uma medida que possibilita a participação de todos nesse momento democrático. Aqui todos votam: os alunos, os professores, a equipe de apoio e até os porteiros.”
A estudante Gabriela Sarges comentou a iniciativa da escola:
“Acho tudo muito importante para os alunos, para a turma também, e para o pessoal que vai votar e escolher quem é a melhor pessoa, que tem mais responsabilidade para ser representante da sala. Para mim, é normal votar. Eu já vejo minha mãe votando.”
A Escola Estadual José de Alencar tem tido papel decisivo no processo de estimular o voto consciente e o uso seguro da urna eletrônica.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Comments