Anita Flexa
Amapá vive uma nova era nas relações internacionais com a França
A Escola Estadual Marly Maria, localizada no residencial Macapaba, Zona Norte de Macapá, celebrou um marco histórico ao ser reconhecida com o prestigioso título de "Instituição de Excelência no Ensino Bilíngue de Francês". Este selo de excelência foi entregue pelo governador do Amapá, Clécio Luís, e pelo embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, em uma cerimônia carregada de emoção e orgulho.
A Escola Estadual Marly Maria é uma das três instituições no Brasil a receber essa honraria, apenas três escolas de em todo no país já conquistaram esse selo, que destaca o compromisso contínuo com a educação bilíngue. Com 28 turmas já bilíngues, a escola tem se dedicado a promover o ensino de francês através de vários projetos inovadores, como o projeto Francofonia e o FrancEcolab de Proteção Ambiental, este último em parceria com a Embaixada da França.
O diretor da escola Marly Maria, Domingos Rigor, fala com o orgulho as conquistas alcançadas e ressalta que é um trabalho de toda a equipe pedagógica que vem se empenhando cada vez mais e que pretendem continuar essa parceria com a embaixada francesa.
“A gente está pensando agora com certeza em continuar com essa parceria com a Embaixada e melhorar, porque a partir de que a Escola se tornou uma escola, como uma filial das escolas francesas, a gente vai ter um apoio maior, professores nativos para ajudar aqui. Aqui na metodologia do ensino, nas escolas e também até financeiramente. A gente vai com o apoio da Embaixada, com esse recurso metodológico de material pedagógico, a gente vai melhorar muito”, afirma Domingos Rigor.
Além do selo de excelência, a escola celebra também o tricampeonato no Concurso FrancEcolab, uma competição nacional que premia instituições por suas práticas de proteção ambiental, e este ano a escola vai competir pelo quarto ano consecutivo em busca de mais um título. Segundo Ivanete Gomes, coordenadora de Linguística da escola Estadual Bilíngue Professora Marly Maria, este prêmio é particularmente notável, considerando que a Escola Estadual Marly Maria é uma escola pública e tem se destacado por sua excelência tanto em educação bilíngue quanto em iniciativas ambientais.
“Então esse selo é um selo difícil de conseguir, o selo de excelência de uma filial francófona bilíngue. E nós vimos perseguindo, com decoração, com os nossos projetos, com todo o trabalho, a formação dos professores. Procurando equipar a sala também, porque inclusive o número de livros que a gente tem, de recursos didáticos, que a gente tem à disposição dos alunos, tudo isso é investigado pela Comissão do Label, que é dado pelo Ministério das Relações Exteriores da França”, afirma Ivanete.
Recentemente, a escola também iniciou um novo projeto fomentado pela Embaixada da França como prêmio pela conquista do selo. Através da Inteceleri, empresa contratada para capacitar professores a usar um ferramenta especializada em tecnologia e educação. De acordo com Bárbara Chagas, gerente de execução da Inteceleri, O curso inclui o uso do aplicativo Geometa, que utiliza inteligência artificial para auxiliar no aprendizado de matemática, reforçando ainda mais a abordagem inovadora da escola. E os óculos são feitos de buriti e produzido por artesãs do município de Abaetetuba, no Pará.
“A montagem ela é feita pelas mulheres dessa comunidade, então também tem um trabalho que incentiva a economia local para essa construção. E aí a gente paga, usa o aplicativo chamado Geometa, você pode usar vários aplicativos de conteúdo, de realidade virtual, tem muito disponível na internet, para ouvir tudo e ler uma possibilidade, mas no nosso caso, como nós somos uma empresa de tecnologia de educação, a gente quer que isso sirva para aprender, especialmente para os alunos aprenderem matemática. A gente desenvolveu também esse aplicativo que é o Geometa, Aprenda Geometria no Metaverso, que foi o primeiro aplicativo desenvolvido para ensinar no metaverso na educação. E aqui, quando a gente acessa, ele vai dar tanto a possibilidade do trabalho em realidade aumentada, que é um trabalho que a gente desenvolve com conteúdo paradidático”, diz Bárbara.
A adida de Cooperação Educativa e Linguística da França, é a Hélène Ducret, e fala sobre a grande oportunidade que os estudantes podem ter através de todos esses recursos. A jornalista adida de imprensa, Fernanda Isidoro, também esteve presente.
“Essa escola é maravilhosa, porque estamos falando de meninos do bairro do Macapaba, que têm essa oportunidade maravilhosa de estudar dentro de uma escola bilíngue. Então o melhor, o melhor para todos. E sabemos que eles têm resultados acadêmicos muito superiores”, afirma Hélène.
Ainda na última segunda-feira, 09, foi celebrada pelo governador Clécio Luís em parceria com o governo francês, a retomada da emissão de visto para brasileiros no Amapá. Esse avanço, fruto da colaboração entre Amapá e Guiana, marca um passo significativo em direção à eliminação dessa exigência no futuro.
Essas conquistas ressaltam a dedicação da Escola Estadual Marly Maria em proporcionar uma educação de qualidade e sustentável, servindo como um modelo de excelência e inovação no cenário educacional brasileiro.
Comments