Encontro dos artesãos promove oficinas e exposições de diversos artistas do Amapá
- perolapedrosa7
- 31 de mar.
- 3 min de leitura
Jamile Moreira

Março é conhecido como o mês do artesão e como parte das programações em homenagem a esses artistas a Associação dos Artesãos do Estado do Amapá promove o 4º Encontro da categoria, oferecendo oficinas ao público em geral e expondo peças de artesãos de diversos municípios do estado.
A presidente da associação, Cláudia Penafort, explica que o encontro tem o objetivo de mostrar que existe artesanato em todo o estado e divulgar os artistas por trás de peças que encantam os consumidores.
“A minha intenção é trazer os artesãos dos municípios, mostrar que em cada município existe artesão e ele produz e traz a beleza do seu município pra cá. Então a gente começou esse evento, estamos na quarta edição, e está sendo muito bom, um sucesso. Hoje a gente está com 20 artesãos de Macapá e os outros municípios que vieram. A gente tem atrações todo dia, tem música, dança, vem os cantores se apresentar, porque isso aí é para o artesão, é o mês do artesão que eu digo que a gente sempre comemora no final do mês de março. A gente tem o trabalho indígena, tem as oficinas, trabalho com palha, com cerâmica, com fibras vegetais, eu escolhi esse ano fazer homenagem para dois artesãos, um do município de Ferreira Gomes e outro daqui de Macapá. E a gente quer reanimar esse pessoal porque a gente tem que homenagear o artesão, o artista em vida”.
Uma das homenageadas é a dona Elizabete Benjamim, de 73 anos, que falou da satisfação de ser homenageada e de como aprendeu o artesanato aos 12 anos de idade através da sua mãe. Elizabete pratica desde então a arte das cestarias usando materiais como escamas de peixe, sementes de açaí e o que mais a natureza lhe proporcionar.
“Eu tinha mais ou menos 12 anos quando ela [mãe] me botava para trabalhar, e graças a Deus com a herança que a minha mãe me deixou eu trabalho com artesanato. Hoje em dia eu gosto de fazer, trabalhei desde os 12 anos de idade, e hoje em dia o que eu faço na minha casa é trabalhar com artesanato. Minha profissão e eu adoro. Isso aqui tudo é original. Isso aqui é a semente do açaí, a palha do milho, e essa aqui é a folha da mangueira, tudo é da natureza. E eu me sinto muito feliz, muito grata pelo trabalho que eu faço, o trabalho que eu desenvolvo. Eu já dei vários cursos pelo Sebrae, e eu gosto muito. Meu hobby é artesanato”.

A programação do 4º Encontro dos Artesãos iniciou no dia 29 de março e segue até o dia 04 de abril, além da comercialização e exposição de peças é possível fazer diversas oficinas gratuitamente como confecção de sacolas de papel, bordado de crochê em pano de prato e biojóias. Uma das facilitadoras é a artesã Maria Cevita, que já esteve nos 16 municípios do estado ensinando artesanato com materiais encontrados na natureza. A artista conta que iniciou no artesanato como um hobby, mas que com o tempo virou sua profissão e fonte de renda.
“Eu comecei com um problema de Saúde há uns 37 anos atrás e foi muito difícil, aí o médico pediu que eu fizesse o artesanato, que era uma terapia que ocupava a mente e aí eu ia melhorar. E com isso eu comecei a fazer o artesanato, que eu não sei de nada, de artesanato eu comecei a mexer e foi indo, foi indo até hoje. E graças a Deus formei meus filhos através de cursos de artesanato e agradeço muito a Deus. O Governo sempre deu apoio para a gente com o artesanato, o Sebrae e a Associação, como outros”.

O evento segue até o dia 04 de abril no Shopping Amapá Garden, e tem o apoio do Governo do Estado, Sebrae e PMM.
Comments