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Encontro da SEED com gestores e professores do Parque do Tumucumaque aborda desafios da educação indígena

Janete Carvalho

Casa Indígena

A Secretaria Estadual de Educação do Amapá (Seed) reuniu diretores e pedagogos das 24 escolas do Parque do Tumucumaque, nesta quinta-feira (11), para debater sobre os desafios e possibilidades da educação indígena no estado, identificar e buscar soluções para as principais dificuldades mencionadas pelo gestores, como ressalta Sandra Casimiro, secretária Estadual de Educação.



“Esse momento é para nós fazermos um grande encontro de fortalecimento, diagnóstico e capacitar os gestores para quando eles chegarem lá, fazer o levantamento de quantos alunos tem, do nível pedagógico e educacional desses alunos para que a gente possa montar o plano estratégico para atuar dentro do Parque do Tumucumaque”, destacou.


A secretária enfatizou que as dificuldades relatadas pelos gestores já estão sendo resolvidas pelo governo, entre elas o acesso ao parque, que é feito somente de forma aérea.



“Nós fizemos já o processo licitatório das aeronaves, chegando lá, a gente tem toda uma logística, são várias pistas de pouso, a gente tem a logística de encaminhar o professor, tanto via terrestre quanto, a parte fluvial para chegar às escolas, lá nós temos 24 escolas distribuídas no Parque do Tumucumaque, algumas de fácil acesso e outras de difícil acesso e outras de muito difícil acesso, para a gente é uma logística mesmo entender toda essa complexidade educacional do Parque do Tumucumaque, é uma preocupação e uma prioridade do governador Clécio, essa retomada do processo de ensino e de aprendizagem dentro do parque, e nós estamos com vários debates com as lideranças indígenas para que possamos entrar da melhor forma possível e voltar a atender com qualidade os nossos estudantes do Parque”, explicou.

Arinawara Apalai, diretor da Escola Indígena Estadual Makoloque, que atende atualmente 33 alunos das séries iniciais e do sistema modular de ensino, disse que além da logística, tem a infraestrutura das escolas, mas está confiante na ação do governo.


"Primeiramente, o desafio muito grande para educação escolar indígena é a logística, que é muito complexa para essa região, nós temos outros desafios na infraestrutura física da escola, transportar merenda escolar, a material didático e outros materiais necessários para a demanda da escola, esse encontro é o momento da gente dialogar entre a secretária, com o Núcleo de Educação Indígena e discutir mais sobre a educação escolar indígena do Parque do Tumucumaque”, explicou.

Arawaje Apalai diretora da escola estadual Aranapoty destacou a importância do encontro.

“Esse primeiro encontro é super importante para nós, porque como gestores, precisamos fazer uma discussão sobre a nossa dificuldade, sobre a logística, a situação que está acontecendo na nossa aldeia, por isso é importante participar para discutir com a secretaria e demais pessoas que estão aqui”, afirmou.

O evento aconteceu no auditório da Secretaria Estadual de Educação, em Macapá, e marcou a primeira vez, desde 2006, que as equipes são reunidas. A partir do encontro, técnicos vão promover posteriormente escutas pedagógicas com cada uma das 24 equipes.

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