top of page

Encontro com prefeitos e representantes dos 16 municípios do Amapá mostra dados positivos da alfabetização no estado

Juliana Fernandes

Alfabetização

O encontro, que foi realizado no Palácio do Setentrião, veio para mostrar os índices que destacam e colocam o Amapá como o estado que mais avançou no percentual de alfabetização da Região Norte. O trabalho em conjunto dos prefeitos foi um dos grandes fatores para impulsionar este impacto positivo na educação da região.



A secretária de Estado da Educação Sandra Casimiro diz que esses índices representam um grande avanço e fala um pouco como o Amapá chegou a este lugar.


“Por que nós conseguimos alcançar isso? Da junção entre a política estadual, governo do Estado, e os municípios. Então essa junção, porque uma parte da alfabetização está com o Estado e outra parte considerável com os municípios. Então as políticas públicas, elas necessitam serem integradas. E é isso que o governo do Estado está fazendo, integrando as ações, formação, capacitação, sessão de professores, disponibilizando, utilizando espaços físicos, principalmente o investimento com material didático. Então tudo isso faz parte desse contexto, desse avanço nos índices educacionais. E esse momento agora é de comemorar, apresentar para as equipes municipais, para os prefeitos em especial, os seus secretários, e também homenagear os nossos formadores, quem está lá na ponta, executando a política educacional”, explica a secretária.


Durante o encontro, os prefeitos e secretários municipais de Educação tiveram acesso aos dados detalhados, com destaque aos municípios que tiveram um maior crescimento e as estratégias de sucesso que foram utilizadas. O município de Ferreira Gomes foi um dos municípios que mais se destacou em alfabetização.


A gestora Municipal de Educação de Ferreira Gomes, Débora Carvalho, fala do empenho deles nesta meta alcançada.


“Então, Ferreira Gomes hoje é muito agradecida. Eu sempre falo assim, no regime de colaboração. Por quê? Porque o regime de colaboração trouxe para a gente o Programa ‘Criança Alfabetizada’. Eu falo na área pedagógica, no quesito aprendizagem. Então, eu digo que esse programa é a fonte do conhecimento. Dentro de Ferreira Gomes nós temos algumas ações que eu digo que são o nosso carro-chefe, que é o alfabetômetro, a gente acompanha a aprendizagem dos nossos alunos do segundo ano, e a gente tem hoje o ‘Ferreira Gomes Aprende Mais’, que é um atendimento personalizado, e a gente também tem recomposições da aprendizagem e outras ações que vêm fomentar nessa alfabetização. Então a gente, dentro do regime de colaboração com o programa Criança Alfabetizada, a gente vem fazendo a diferença, e isso prova que a gente teve um avanço significativo”, afirma Débora Carvalho.

O governador do Estado, Clécio Luis, fala com orgulho dos índices alcançados e diz que ainda tem metas a cumprir em 2024.


“Na pandemia, caímos para 19% dos piores lugares do país e agora recuperamos para 42%. Ainda precisamos decorrer um longo caminho. Temos uma meta para esse ano de 48% e, para isso, nós colocamos 30% a mais de financiamento para os municípios, todos, indistintamente. Então, o resultado foi muito positivo, é o terceiro estado que mais avançou. Nós queremos, ao divulgarmos esses índios, também fazermos as correções de rumo necessárias para avançarmos ainda mais e conseguirmos alcançar a nossa meta para 2024, obrigado”, conclui o governador.

Existe uma prova de parâmetro nacional de mil pontos, onde o Amapá atingiu 743 pontos, tornando-se assim o terceiro estado que mais cresceu em alfabetização do Brasil.


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page