Jamile Moreira

O Governo do Amapá, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Centro de Referência em atendimento à Mulher, promoveu uma blitz educativa no município de Oiapoque voltada à sensibilização da população sobre violência contra as mulheres e o crime de importunação sexual.
A atividade busca fomentar debates acerca dos temas para garantir o efetivo cumprimento dos direitos do público feminino na região. O trabalho em conjunto com os órgãos de segurança do estado, é uma alternativa para efetivar punições mais severas aos autores dos delitos.
Durante a operação foram realizadas abordagens educativas e distribuídos material informativo sobre direitos das mulheres e canais de denúncia.
Os canais de atendimento mais recomendados são o 180 da Central de Atendimento à Mulher, o 190 da Polícia Militar, e o Disque Denúncia 197. A indicação é procurar a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM). Quando isso não for possível, o ideal é procurar a Delegacia de Polícia mais próxima. Em caso de provas físicas, o material deve ser levado para perícia.
Além desses dispositivos de denúncia, o Centro de Referência em Atendimento à Mulher disponibiliza atendimento psicológico e social, orientação e encaminhamentos jurídicos necessários à superação dos traumas, contribuindo para o fortalecimento da mulher. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, nos municípios de Macapá, Laranjal do Jari, Mazagão, Oiapoque e Porto Grande.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Comments