top of page
Buscar

Em Macapá, mutirão de limpeza do Rio Amazonas mobiliza voluntários neste sábado, no Dia Mundial da Água

  • perolapedrosa7
  • 20 de mar.
  • 2 min de leitura

Edy Wilson


RIO AMAZONAS
A ação, promovida pelo projeto Rio Amazonas Limpo e Saudável, conta com o apoio de diversas instituições e voluntários dispostos a fazer a diferença
A ação, promovida pelo projeto Rio Amazonas Limpo e Saudável, conta com o apoio de diversas instituições e voluntários dispostos a fazer a diferença

Neste sábado, 22 de março, no Dia Mundial da Água, Macapá será palco do 16º Mutirão de Limpeza do Rio Amazonas. O evento, que começa às 13h30 na orla da cidade, tem o objetivo de mobilizar voluntários em um esforço coletivo para retirar resíduos das águas do rio e conscientizar a população sobre a preservação desse recurso vital. A ação, promovida pelo projeto Rio Amazonas Limpo e Saudável, conta com o apoio de diversas instituições e voluntários dispostos a fazer a diferença.


Uma das coordenadoras do projeto é a professora Neuzilene Saraiva. Ela ressalta que, apesar dos desafios para colocar a iniciativa em prática, a cada ano o mutirão ganha mais adesão.


"Exatamente por isso que a gente junta o máximo de pessoas, instituições e ideias possível. O projeto envolve educação, saúde, cultura, segurança, esporte, poesia; todos são nossos parceiros. A gente só tem sucesso quando se junta. Quando estamos sozinhos, somos pequenos; quando nos unimos, somos gigantes. Vemos um movimento muito grande de limpeza dos oceanos, então vamos limpar o rio para não deixar esse lixo chegar ao oceano e acabar com o que temos de melhor, que é a água. Sem água, não há vida. Vamos todos juntos, sábado, 22 de março, Dia Mundial da Água, a partir das 13h30, na Orla de Macapá, fazer a nossa parte", reforça Neuzilene Saraiva.

A coordenadora Sandra Torrinha também destacou os desafios, mas garantiu que a organização está bem encaminhada.


"Não está tudo certo, ainda faltam algumas coisas em estrutura e insumos, mas a organização está bem encaminhada. Os parceiros estão aderindo ao movimento e estamos com o encontro marcado para sábado, a partir das 13h30, na Orla de Macapá, para realizar a coleta de resíduos sólidos e sensibilizar a comunidade sobre o comportamento de jogar lixo no rio. O ponto de concentração será às 13h30, mas a tábua da maré para descermos o rio será às 15h30", afirmou.


O ponto de concentração será às 13h30, mas a devido a tábua da maré a descida ao rio será às 15h30
O ponto de concentração será às 13h30, mas a devido a tábua da maré a descida ao rio será às 15h30

Ao refletir sobre os 16 anos do projeto, Sandra fez uma avaliação do comportamento da população em relação ao descarte de lixo no rio.


"Eu diria que a nota para o comportamento da população seria 5. Já tiramos mobílias inteiras de dentro do rio, hoje encontramos mais garrafas e pneus, mas ainda há muito a melhorar. O pessoal descarta muitos sacos plásticos, óleo e outros dejetos no rio. Isso mexe com a nossa saúde mental. Então, o projeto Rio Amazonas Limpo e Saudável tem essa visão de envolver todas as áreas das ciências para que possamos alcançar uma saúde integral — física, mental, financeira e ecológica. Precisamos de uma saúde integral para todos os seres viventes que necessitam e dependem do nosso rio limpo e saudável para a vida", completou.


 
 
 

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page