top of page

Eleições 2024: TRE-AP anuncia cerimônia de geração de mídias das urnas

Janete Carvalho

TRE


O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá(TRE-AP) iniciou nesta quinta-feira (19) e segue até esta sexta-feira (20), a cerimônia de geração das mídias que serão usadas nas urnas eletrônicas para o 1º turno das eleições 2024. O momento tem como objetivo aplicar nos sistemas e programas oficiais das urnas, informações de eleitores, seções, números e fotos de candidatos, e todo esse processo pode ser acompanhado por representantes dos partidos políticos, federações, coligações, Ministério Público, OAB e das demais entidades fiscalizadoras, como ressalta o desembargador Carmo Antônio de Souza - presidente em exercício do TRE- AP.


“Todo cidadão e toda cidadão pode estar presente, estamos gerando as mídias, o que isso significa que estamos inserindo dentro do sistema da justiça eleitoral as informações sobre os partidos políticos ,candidatos e candidatas e sobre os eleitores e eleitoras e fundamentalmente todas as informações básicas sobre as eleições. Nós passamos por diversas fases ou seja todas aquelas pessoas que tiveram a intenção de ser candidatos se inscreveram, o juiz avaliou se eles preenchiam os requisitos, aqueles que preencheram os requisitos tiveram a candidatura deferida e aqueles outros não tiveram deferidas, então nós temos quase 1.544 candidatos que tiveram a sua candidatura deferida e aproximadamente 57 que não tiveram, esses que não concordaram recorreram e a justiça eleitoral está avaliando", destacou.

Neste primeiro momento os candidatos que estão com registro indeferidos vão constar nas urnas porque estão ainda sob análise judicial como explica o desembargador.


“Nessa geração ainda está sub júdice ele não pode ser eliminado então todos aqueles candidatos que em tese podem, ou tem a possibilidade de ser candidato o nome dele está inserido nessa geração de mídia, todos aqui são geradas todas as mídias e a partir da semana que vem nós termos a inserção desses dados em cada urna, tanto é que já reunimos com servidores da justiça eleitoral que participam desse processo como juízes e juízas eleitorais em que nós traçamos metas gerais para a homogeinização dos procedimentos”, frisou.


A geração das mídias é regulamentada pelo TSE, que trata dos procedimentos gerais do processo eleitoral de 2024. As mídias serão posteriormente inseridas nas urnas eletrônicas, que serão distribuídas nas seções eleitorais.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page