top of page
MARCA RD_8 DECADAS.jpg
Buscar

Educação e cidadania: Jovem Senador 2026 mobiliza estudantes e inspira novas lideranças no Amapá

  • há 4 horas
  • 2 min de leitura

Edy Wilson


JOVEM SENADOR

A etapa estadual do programa foi lançada pelo Governo do Estado na sexta-feira, 20
A etapa estadual do programa foi lançada pelo Governo do Estado na sexta-feira, 20

Estudantes da rede pública estadual deram início à edição 2026 do Jovem Senador. A etapa estadual do programa foi lançada pelo Governo do Estado na sexta-feira, 20. A proposta é selecionar um aluno para representar o Amapá, por uma semana, na vivência parlamentar em Brasília.


Vencedora da edição 2025, a estudante Ellen Lahandria compartilhou a experiência com os participantes e destacou o impacto do programa em sua trajetória acadêmica e pessoal. Ela é aluna do ensino médio da Escola Estadual Munguba do Jari, localizada no município de Vitória do Jari, no sul do Amapá.


“Foi uma experiência muito gratificante estar em Brasília, conhecer os senadores e o Senado Federal. Tivemos também a oportunidade de conhecer a Câmara dos Deputados. Foi uma sensação única. Não há palavras para descrever tudo o que vivemos lá. Estar aqui inspirando outros jovens é algo maravilhoso. Nós, jovens, temos grande poder em nossas mãos, até porque seremos o futuro do nosso país. Por isso, investir na política e na educação é algo muito importante para nós. Que o candidato ou a candidata viva intensamente essa experiência em Brasília, tenha a oportunidade de conhecer novas culturas e ampliar sua visão sobre o nosso país, que é grande e diverso, aproveitando ao máximo tudo o que viver lá.”

O secretário de Estado da Educação, Paulo Lemos, ressaltou que o programa vai além de um concurso de redação. Segundo ele, a iniciativa coloca os estudantes como protagonistas, representando o estado e vivenciando o ambiente político na capital federal.


As inscrições são destinadas a estudantes de 16 a 19 anos e seguem até o dia 17 de abril, nas escolas da rede pública
As inscrições são destinadas a estudantes de 16 a 19 anos e seguem até o dia 17 de abril, nas escolas da rede pública
“Esse é um programa muito importante que a Seed vem incentivando há bastante tempo. Há uma parceria forte com o presidente Davi Alcolumbre, que preside o Senado Federal, e também com o senador Randolfe Rodrigues, que garante não apenas a participação do estudante classificado em primeiro lugar. Oficialmente, cada estado envia um representante, mas, no Amapá, o segundo e o terceiro colocados também participam, com despesas custeadas pelo mandato do senador Randolfe. Assim, todos ganham ao vivenciar essa experiência no Congresso Nacional, especialmente no Senado da República, que representa as unidades da federação. No Senado, o Amapá tem o mesmo peso político que estados como São Paulo. O tema deste ano envolve democracia e redes sociais, um assunto atual e sensível. Nossa juventude precisa aprender a utilizar essas ferramentas em favor da democracia, que é um governo conduzido pela vontade popular.”

As inscrições são destinadas a estudantes de 16 a 19 anos e seguem até o dia 17 de abril, nas escolas da rede pública. Os candidatos devem produzir uma redação com o tema “Democracia nas Redes Sociais: como construir um debate saudável”. O estudante selecionado representará o Amapá em Brasília entre os dias 17 e 21 de agosto de 2026, com despesas custeadas pelo programa.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page