top of page
720X450.gif
Buscar

Educação, cultura e esporte pauta a 2ª Semana da Socioeducação do TJAP

  • Foto do escritor: Jolinda Ferreira
    Jolinda Ferreira
  • 20 de out.
  • 2 min de leitura

Jamile Moreira


JUSTICA
O evento, reúne profissionais de diversas instituições, além de acadêmicos, conselheiros tutelares, representantes de conselhos de direitos, operadores do Direito e integrantes da sociedade civil.
O evento, reúne profissionais de diversas instituições, além de acadêmicos, conselheiros tutelares, representantes de conselhos de direitos, operadores do Direito e integrantes da sociedade civil.

Com o propósito de fortalecer o debate e aprimorar as práticas voltadas à ressocialização de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) realiza, a partir desta segunda-feira (20), a 2ª Semana da Socioeducação do Amapá. O evento, que segue até sexta-feira (24), reúne profissionais de diversas instituições, além de acadêmicos, conselheiros tutelares, representantes de conselhos de direitos, operadores do Direito e integrantes da sociedade civil.


Com o tema “2ª Semana da Socioeducação: Educação, Cultura e Esporte”, o simpósio busca promover reflexões e trocas de experiências que contribuam para o fortalecimento das políticas públicas e das ações voltadas à socioeducação no estado, como explicou a juíza Laura Costeira, titular do Juizado da Infância e da Juventude - Área de Políticas Públicas e Medidas Socioeducativas de Macapá.


“A Semana da Socioeducação, ela tem a finalidade de dar visibilidade ao tema. Nós que trabalhamos todos os dias com o sistema socioeducativo, com o adolescente que cumpre medidas socioeducativas, necessitamos estar todos unidos em rede para que funcionem as medidas. Porque o adolescente que cometeu um ato infracional, ele precisa ser transformado. A gente precisa verificar as medidas, elas não têm o caráter punitivo, e sim pedagógico, saber o que precisa ser transformado naquele adolescente, na área de saúde, educação, assistência social, entre outras vulnerabilidades e transformar a vida dele”, explicou a juíza.

Juíza, Laura Costeira.
Juíza, Laura Costeira.

Ainda segundo a juíza, durante a semana serão realizadas também práticas esportivas e culturais com o objetivo de fomentar e oportunizar o acesso a essas ferramentas de transformação.


“A semana da socioeducação ela visa envolver todos os atores como eu falei do sistema, não só do sistema de justiça como poder judiciário, Defensoria Pública, Ministério Público e OAB como também o sistema de garantias como um todo então é pra envolver realmente quem faz a socioeducação então assim como a gente vai ter palestras, mesas redondas, oficinas, a gente também vai ter atividades voltadas para os adolescentes práticas esportivas práticas culturais então vai ser uma semana em que cada dia a gente tem algum tema a gente tem alguma atividade para ser feita ou para o sistema de justiça ou para os adolescentes em cumprimento de medida”

Em todo o estado, cerca de cem adolescentes fazem o cumprimento de medidas em meio aberto e fechado para a responsabilização, sua reintegração social e a garantia de seus direitos.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page