top of page

Editais para bolsas em programas federais são apresentados pelo Governo do Amapá

O Governo do Amapá, através da Secretaria Estadual de Educação (Seed), apresentou, nesta segunda-feira (17), quatro editais dos processos seletivos simplificados para bolsistas e alunos dos programas Bioeconomia na Amazônia Legal e Mulheres Mil, ligados ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).


Janete Carvalho


Antônia Andrade secretária adjunta da Seed, esclareceu que através do edital serão contratados ainda professores e supervisores que vão acompanhar a execução da formação.


“São quatro editais que hoje a Secretaria de Estado da Educação está lançando, tanto um edital para o processo seletivo do alunado quanto um edital para a contratação de professores de coordenadores, de psicólogos, de pessoal, que vão acompanhar toda a execução dessa formação", explicou Andrade.

“Ao todo são 736 vagas, para o bioeconomia na Amazônia legal nós teremos uma média de 236 vagas e 500 vagas para mulheres no poder, que é o programa federal vinculado mulheres mil, para a professora nós teremos 132 e também supervisores de curso serão 13 pessoas, nós escolheremos assistente social duas vagas, psicólogo duas vagas e apoio às atividades acadêmicas e administrativas nós estamos chamando 14, é um número razoável de pessoas desse edital para selecionar o nosso alunado e também para selecionar o corpo administrativo pedagógico que coordenará esses dois programas”,enfatizou.

A secretária ressaltou ainda as inovações apresentadas nos editais.


“Por determinação de uma política de governo, nós estamos incluindo exatamente aquelas mulheres que são vulnerabilizadas e que praticamente precisam urgentemente de uma intervenção governamental. Nosso governador Clécio determinou que as mulheres trans e travestis possam participar desse processo no programa Mulheres do Poder, que é um das grandes âncoras do Pronatec, está garantido um dos critérios, elas poderão se inscrever, eu penso que é um grande avanço de inclusão da população LGBTQIA+”.


Meri Sales, vice-presidente do Conselho da Mulher no Estado do Amapá, ressaltou a política pública começa funcionar funcionar a partir do momento que o governo disponibiliza oportunidade de formação e qualificação.


"Isso é um processo de inclusão social, onde poderão ter oportunidade de estar desenvolvendo seu espaço financeiro, a sua autonomia, e são muitos grupos vulneráveis que são invisíveis à sociedade, então a Secretaria de Educação e o Governo do Estado estão de parabéns por essa oportunidade de inclusão de qualificação profissional, para as mulheres de todos os segmentos”, afirmou.



Serão ofertados 19 cursos de formação inicial e continuada em 8 municípios, como Macapá, Santana , Mazagão, Itaubal, Pedra Branca do Amapari, , Porto Grande, Tartarugalzinho, e Oiapoque.


O edital completo pode ser a partir desta segunda-feira, através das redes sociais da Seed e no portal do governo ap.gov.br , a partir das 14h.


As inscrições iniciam nesta terça-feira (18) e encerram na sexta-feira (21).

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page