Documentário destaca presença da língua e cultura francesa no Amapá
- svioalmd4
- 24 de out.
- 2 min de leitura
Janete Carvalho

O Governo do Amapá, em parceria com a TV5Monde e a Embaixada da França no Brasil, promoveu na sexta-feira (24), no auditório do Sebrae Macapá, a exibição do documentário “Uma viagem do Rio de Janeiro à Macapá e Oiapoque para descoberta de uma francofonia brasileira radiante", que retrata a influência e o fortalecimento da cultura francesa no estado.
Gravado em março deste ano, o documentário retrata instituições e projetos que fortalecem a presença da língua e da cultura francesa no Amapá.
Segundo a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, a exibição reforça o compromisso do governo em valorizar a educação bilíngue e fortalecer o papel do Amapá como ponte entre o Brasil e a França.
“É um documentário que representa toda essa relação que o Estado do Amapá, que o Brasil, em especial o estado do Amapá tem com a cultura francesa. Então, a Embaixada da França, todas as delegações, e as instituições francesas reconhecem esse esforço que o Amapá desenvolve. E eu destaco que a partir de 2023 nós fortalecemos ainda mais, por meio de termos de cooperação técnicas, intercâmbios, a abertura de mais uma escola bilingue, lá na fronteira do Oiapoque, a escola Joaquim Caetano, nós instalamos esse ano, implantamos esse ano a cultura bilingue lá para fortalecer cada vez mais”.
O aluno da escola Marli Maria, localizada no residencial Macapaba, falou sobre a expectativa de assistir ao documentário.
“Eu gosto muito de estudar francês, estudo na escola Marli Maria, onde eles ensinam francês muito bem lá. Eu estou animado para ver o filme, e quero ver como é que ficou, eu acredito que o filme esteja bom”.
O episódio faz parte do programa internacional Destination Francophonie, transmitido pela TV5Monde para mais de 200 países e territórios, alcançando aproximadamente 437 milhões de lares.
Entre os destaques estão o Centro de Língua e Cultura Francesa Danielle Mitterrand, o Centro Cultural Franco-Amapaense, escolas bilíngues como a Professora Marli Maria e Souza da Silva, Joaquim Caetano e Joaquim Nabuco, além de iniciativas técnicas do Senai em cooperação com a Coletividade Territorial da Guiana Francesa e projetos transfronteiriços em Oiapoque.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários