Diversidade e inclusão em pauta no Mês do Orgulho LGBTQIA+ no Amapá
- svioalmd4
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Edy Wilson Silva

Durante o Mês do Orgulho LGBTQIA+, diversas ações de valorização, visibilidade e inclusão vêm sendo fortalecidas no Amapá, com apoio permanente do Governo do Estado. O debate sobre cidadania e respeito à população LGBTQIA+ tem sido constante e se reflete na presença de representantes do segmento em espaços de gestão pública.
Recentemente, a Rádio Difusora de Macapá promoveu uma semana de debates em alusão ao Dia Mundial de Combate à LGBTfobia, reunindo especialistas, ativistas e gestores públicos em torno de temas como políticas afirmativas, direitos humanos e combate à discriminação.
Na terça-feira, 10, uma nova rodada de reflexões foi realizada com apoio do Governo do Estado, reforçando a importância de garantir espaços seguros e inclusivos para a população LGBTQIA+ no Amapá. Estudantes, psicólogos, representantes de movimentos sociais e lideranças públicas participaram de um momento de escuta e conscientização com o tema "Resistência e Possibilidades".
A psicóloga Isadora Canto ressaltou que o debate precisa ir além do mês de junho.
"A gente precisa identificar, tem que falar sobre orgulho, falar sobre a população LGBT. A gente está falando sobre vidas, né? Então, a gente tem que falar sobre isso em todos os momentos, de qualquer temática que transversalize — com mulheres, com idosos, pessoas com deficiência, com a negritude — então, a gente está sempre demarcando esse espaço da população LGBT, que é mágica”.
A coordenadora Simone de Jesus, que atua no Centro de Referência de Acolhimento às Mulheres Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexo, destacou o compromisso do evento com a resistência e a inserção de políticas públicas.
"O Mês do Orgulho é o mês em que a gente faz várias atividades, relembrando a nossa trajetória anual. Porque ele não é só de festas, ele é de resistência, ele é de trabalho, ele é de inserção de política pública. Então, para onde nos convidam, a gente vai para levar justamente o que é, como você hoje aprende”.
O evento que reuniu os participantes foi promovido pelo Instituto Macapaense de Ensino Superior (IMMES), com apoio do Governo do Estado, reforçando o papel das instituições de ensino como aliadas na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Commentaires