Dia dos Professores: o impacto de quem transforma vidas pela educação
- svioalmd4
- 15 de out.
- 2 min de leitura
Janete Carvalho

Celebrado em 15 de outubro, o Dia dos Professores é uma oportunidade para reconhecer a importância de quem dedica a vida a ensinar, inspirar e transformar realidades. Cada aula ministrada e cada gesto de incentivo refletem o compromisso com a construção de um futuro melhor por meio da educação.
O professor é muito mais do que um transmissor de conhecimento — é um formador de cidadãos, um guia no caminho da descoberta e um exemplo de dedicação e amor pelo saber.
Atuando na educação infantil, a professora Leonice Moreira ressaltou que ser educador é uma grande responsabilidade. Ela afirma que, nessa fase, a construção das primeiras bases do aprendizado é fundamental e desperta nas crianças a curiosidade, o respeito e o amor por aprender.
“Nós estamos contribuindo na formação de crianças e ser professor na educação infantil, é ser sensível às necessidades delas, possibilitando que a infância seja vivida de forma genuína, é você se comprometer sempre com atenção às necessidades emocionais e comportamentais das crianças, e hoje eu me sinto uma pessoa realizada nos meus 57 anos, sou grata a Deus por estar atuando nesta área com as crianças”.
O amor pela educação também inspirou Leonardo Santos, que cresceu vendo de perto a dedicação dos pais à sala de aula e encontrou nesse exemplo o caminho para sua vida profissional. Para ele, ser professor é uma missão que vai além do ensino.
“Já são quase 30 anos dando aula, em cursinho preparatório, nas escolas públicas e verificando como a gente passa a ser uma referência para nossos filhos, nossos vizinhos e eles, muitas das vezes, foram nossos alunos. É gratificante quando eles nos reconhecem na rua e falam: ‘Foi meu professor’, e isso é que é muito legal. Ser professor é justamente ter essa empatia, paciência e coragem de enfrentar a sala de aula”.
Para ele, o Dia dos Professores, celebrado em 15 de outubro, é uma data especial para reconhecer o compromisso e o esforço de quem dedica a vida a ensinar.
Leonardo também destacou o trabalho do governador Clécio Luís na valorização da categoria e no fortalecimento das políticas educacionais no Amapá.
“É para a gente refletir qual o nosso papel em sala de aula, e na sociedade, e sindicalizar também, porque a atuação dos sindicatos ajuda a nos organizar, e favorece o nosso benefício diante do estado e dos municípios, e a profissão embora tenha tido uma certa queda, mas ela está sendo levantada por esse governo e principalmente pelo governo federal. E a gente vê, por exemplo, a vitória de um professor, o governador Clécio Luís, que ganhou uma premiação nacional. Então, isso mostra a referência que ele tem enquanto gestor, e a gente acompanha isso”.
Neste Dia dos Professores, o reconhecimento vai para todos que transformam o conhecimento em esperança e fazem da educação o caminho para um futuro melhor.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários