Jolinda Martel

O diagnóstico precoce da hanseníase é o objetivo da campanha Janeiro Roxo, intensificada pelo Governo do Amapá. No Dia Mundial de Combate à Doença, 28 de janeiro, uma ação de busca ativa, orientação e conscientização foi realizada para os pacientes do Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT).
A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa e transmitida de uma pessoa doente, que não esteja em tratamento, para uma pessoa saudável. Embora tenha cura, a hanseníase pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio ou se o acompanhamento médico não for feito adequadamente. Após o início do tratamento, o paciente para de transmitir a doença quase imediatamente.
Seus principais sintomas incluem uma ou mais manchas de cores variadas, manchas com diminuição ou perda de sensibilidade, queda de pelos, dor, nódulos (caroços) no corpo, avermelhados e dolorosos, e diminuição da força muscular das mãos, pés ou face.
O centro possui vagas específicas para esse atendimento de maneira gratuita. De acordo com o CRDT, houve uma redução dos casos entre os anos de 2023 e 2024, passando de 73 para 52, respectivamente, o que representa uma diminuição de 28,77%.
O Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT) funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Rua Professor Tostes, nº 2212, no bairro Santa Rita, na Zona Sul de Macapá.
A marcação de consultas é presencial, nas terças, quintas e sextas-feiras. O paciente deve apresentar o cartão do SUS, CPF, comprovante de residência e encaminhamento médico.
Comments