Anita Flexa
O Sambódromo de Macapá mais uma vez, foi palco do início da história de superação, dedicação, coragem e reconhecimento dos novos agentes de segurança pública do estado, desta vez, com a formatura de 532 soldados da briosa Polícia Militar do Amapá (PM/AP). Essa é a maior turma de soldados da história da corporação.
O governador Clécio Luís realizou o chamamento de mais de 4 mil concursados em 11 concursos, como Fcria, Bombeiros, Iapen, Detram, Politec, Educação e outros. E para ele, que se emocionou e demonstrou o orgulho de estar formando novos agentes de segurança pública, foi a hora de também enaltecer o esforço de cada um deles.
“Foram seis meses, metade de um ano, que eles passaram juntos, no curso de formação de soldados da Polícia Militar do Amapá. Em academia, passando pelos melhores instrutores que a partir de agora fazem parte da vida deles. Foram seis meses convivendo, de sete da manhã, às vezes até de madrugada, foram dias extenuantes, nunca acabou cedo, sempre que acabava muito tarde da noite, ou até de madrugada. Às vezes faziam viradas, tiveram todo tipo de treinamento para a segurança pública, para o exercício da profissão de policiais militares do Amapá, que é a polícia, é uma das polícias mais bem avaliadas do país. E esse contingente vai fazer toda a diferença, imagina porque são 2700 policiais hoje, 2700, só agora vão entrar 600 novos, faz sua conta aí, nós estamos falando de entre 30 e 40 por cento de novos policiais, só dessa leva. Vão entrar mais 500 daqui a seis meses de novo. Então a gente está reforçando muito.”, conclui Clécio Luís.
De acordo com o comandante da Polícia Militar do estado do Amapá, coronel Costa Júnior, a instituição conta agora com um aumento de pelo menos 30% no efetivo atual, eles prometem reforçar a segurança não apenas na capital, mas também nos rincões mais distantes do Amapá, onde suas vozes serão o eco da esperança para comunidades inteiras.
“200 mulheres compõem a turma. A gente até fez o cálculo. Quase 40% dos formandos são do sexo feminino. Certo. E como é que é essa presença dentro da corporação? Ela é bem natural hoje. A mulher cada dia dentro da corporação vem firmando o espaço dela, vem demonstrando que através do profissionalismo de qualquer pessoa normal, ela vem se colocando. É necessário, inclusive, vários procedimentos de abordagens. Eles só são possíveis graças à presença das mulheres”, afirma Costa Júnior:
Enquanto os olhos brilham com lágrimas de orgulho e gratidão, sabemos que estamos testemunhando não apenas o fim de uma jornada, mas o início de uma nova era de proteção e justiça, como conta do soldado Amorim.
“Era um sonho ser policial desde pequeno, a gente passa por muitos desafios, que são previstos inclusive. Todos os desafios que a gente passa seja a privação de sono, seja a fome tudo isso é planejado, mas tudo isso tem um propósito. E agora no final do curso, chegando aqui, depois de passar por tudo isso é emocionante é indescritível. É inovador saber que eu suportei tudo isso. Saber que agora eu me transformei no militar, a gente realmente percebe que o militar é um ser humano diferenciado por conta própria da sua atividade, do treinamento. E só felicidade, gratidão hoje, graças a Deus a gente está concluindo essa etapa aí”, fala o soldado emocionado.
Aos novos soldados da Polícia Militar do Amapá, nossa eterna gratidão e apoio. Que suas botas pisem firmes no caminho da honra, da integridade e do serviço desinteressado à comunidade. Ao fim, para fechar a noite com chave de ouro, a equipe do Grupo Tático Aéreo (GTA) realizou voos rasantes jogando confetes diretamente do céu para celebrar não só o fim de uma jornada, mas o início de uma carreira brilhante para os mais novos policiais militares do Amapá.
Комментарии