top of page

Defesa Civil acompanha previsão do tempo no Amapá durante o inverno amazônico

Janete Carvalho


CHUVA

Defesa Civil intensifica o monitoramento de áreas com maior risco de inundação em todo o estado do Amapá

Com a chegada do inverno amazônico, a Defesa Civil estadual do Amapá acompanha a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Na última segunda-feira (6), o órgão divulgou a previsão para esta semana, com estimativa de chuvas intensas e ventos fortes em 12 municípios do estado.


Durante o período de chuvas, a Defesa Civil intensifica o monitoramento de áreas com maior risco de inundação em todo o estado do Amapá. O major Vagner Reis explica como é realizado esse trabalho:


“Todo dia, 9 horas, existe o briefing do CEMADEM, que é o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta, que o Inmet está dentro dessa reunião, é onde é emitidos os avisos, dependendo do que é falado lá, o CEMADEM emite alerta, então, são coisas distintas, nós estamos desde essa semana com dois avisos, nós tivemos, na segunda-feira, que foi aviso de perigo de chuvas até 100 milímetros no dia, quantidade grande de vento e ontem foi emitido já um alerta de perigo potencial nível mais brando, porém, é emitido para o Estado como um todo, mas aí quando a gente vai acompanhar de fato o que vai acontecer, é mais para a região litorânea do Estado, como Calçoene, Amapá, Pracuúba, lógico a gente não descarta a capital Macapá e Santana”, destacou.

O major ressalta que, dependendo da evolução da chuva, equipes de prontidão são acionadas, assim como outras secretarias, em caso de necessidades específicas de intervenção.


“A partir do momento que a gente vê que 6 horas chegou ali no nível de 50 milímetros, a gente aciona o nosso sobre-aviso e já fica de QAP para ir para a rua. Além disso, a partir desses avisos que são emitidos em conjunto com o Corpo de Bombeiros, todo dia é feito a ronda nas áreas que são mapeadas de possivelmente alagamento para que a gente não tenha nenhuma surpresa durante o dia, caso tenha alguma evolução de realmente o aviso virar um desastre ativo, nós temos um plano de acionar os outros secretários para a gente poder dar suporte à população.”

A Defesa Civil do Amapá tem trabalhado desde dezembro de 2024 no monitoramento e mapeamento de áreas com maior risco de inundação em todo o estado. A vigilância é realizada na Sala de Situação, que funciona dentro do quartel do Corpo de Bombeiros, para enfrentar desastres e eventos extremos. O trabalho é feito em tempo real via sistemas de satélites.


As medidas de autoproteção em caso de desastres são essenciais para diminuir o número de pessoas afetadas e possíveis desabrigados. Nesses casos, para atendimento de ocorrências, a população pode acionar a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193 e o Centro Integrado de Defesa Social (Ciodes) pelo 190.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page