top of page

Defensoria Pública do Amapá promove ação de retificação de nome e gênero para pessoas transexuais

Marcelo Guido


DEFESNSORIA

Os serviços serão disponibilizados gratuitamente por meio de uma parceria entre a Defensoria e a ONG Pró-Vida
Os serviços serão disponibilizados gratuitamente por meio de uma parceria entre a Defensoria e a ONG Pró-Vida

A 4ª edição do projeto “Reconhecer é Parte de Ser” realizará a emissão de RG e a retificação de nome e gênero para pessoas transexuais. A ação está programada para o próximo dia 29 de janeiro, na sede da Defensoria Pública do Estado do Amapá (DPE-AP).


Os serviços serão oferecidos de forma gratuita por meio de uma parceria da Defensoria com a ONG Pró-Vida. O objetivo é assegurar às pessoas trans o direito de serem reconhecidas nos documentos oficiais conforme sua identidade de gênero.


Defensora pública Elena Rocha, coordenadora do Núcleo Civil da DPE-AP
Defensora pública Elena Rocha, coordenadora do Núcleo Civil da DPE-AP

A defensora pública e coordenadora do Núcleo Civil da DPE-AP, Elena Rocha, esteve presente nos estúdios da RDM e falou sobre a expectativa para a edição deste ano.


“Nossa expectativa é que a gente tenha bem mais procura, né? A gente vem construindo um trabalho, ao longo dos últimos três anos, de fortalecimento e reconhecimento com a população trans do estado do Amapá. Então, a gente vem fazendo um trabalho junto com a ONG Pró-Vida, a Rafaela Stephens, para angariar público e que as pessoas tenham a ciência de que elas têm esse direito, né? Que é um processo simplificado, não tem grandes burocracias, então nossa expectativa é de fato que a gente tenha uma procura maior para conseguir cada vez mais êxito nesse reconhecimento das pessoas trans”, contou.

A defensora reiterou ainda que esse serviço acontece de forma contínua no órgão e não apenas nas campanhas.


“Algo até que eu quero reforçar e reiterar é que o nosso trabalho é feito todos os dias. Essas ações não são pontuais, é um trabalho que faz parte da rotina da Defensoria Pública. Mas sim, sem dúvidas, durante esses três anos a gente teve uma média de 200 pessoas retificadas pela Defensoria Pública, o que é algo muito importante até pela população do estado do Amapá e tudo. Então, é um número de grande relevância, mas a nossa expectativa é que todas as pessoas que tenham interesse sejam retificadas, então que sempre nos procurem para essa demanda”, concluiu.

A Defensoria Pública do Amapá está localizada na Rua Eliezer Levy, área central. O horário de atendimento é das 7h30 às 13h30. Para mais informações sobre o evento, acesse defensoria.ap.def.br ou pelo Instagram @defensoriaamapa.



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page