Jolinda Martel

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amapá (Crea-AP) realizou, nesta terça-feira (11), uma operação de fiscalização nos barracões das escolas de samba de Macapá, localizados na Cidade do Samba, na zona sul da capital.
A ação teve como objetivo garantir a segurança dos foliões, verificando a presença de responsáveis técnicos pelas alegorias nas áreas de mecânica, elétrica e sistemas anti-incêndio.
Durante a inspeção, a equipe do Crea-AP analisou se cada estrutura possuía um responsável técnico devidamente registrado por meio da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
A ausência desse profissional pode acarretar penalidades para as agremiações, incluindo processos e multas, conforme a legislação vigente. Segundo o gerente de fiscalizações do Crea-AP, Jorge David, a segurança será uma prioridade neste Carnaval.
“O Carnaval se aproxima e o Crea-AP não pode ficar de fora da sua responsabilidade social. Vamos manter a fiscalização nessas alegorias, nesses carros que envolvem iluminação, eletricidade e estruturas metálicas, no sentido de garantir à sociedade que teremos todos os profissionais legalmente habilitados e que estes, sim, serão responsabilizados por toda a segurança e qualidade dessas obras, desses serviços, dessas alegorias, garantindo, assim, para toda a sociedade e para os brincantes, a segurança necessária.”
As fiscalizações continuarão ao longo do mês do Carnaval, assegurando que todas as estruturas utilizadas nos desfiles estejam em conformidade com as normas de segurança.
O responsável técnico garante a estabilidade das estruturas, avaliando o dimensionamento adequado dos materiais utilizados nos carros alegóricos.
Commentaires